Processo Seletivo em Itaguaí arrasta milhares de pessoas, mas justiça decreta ilegalidade ao processo


Muita procura diante do cenário de desemprego no Estado do Rio

Quase três mil pessoas  compareceram à secretaria de educação de Itaguaí nesta terça – feira (07), para o primeiro dia de inscrição no Processo Seletivo da Educação de Itaguaí. Com cadeiras de praia, centenas de pessoas estavam desde as primeiras horas de segunda – feira (06), na fila. Ao clarear o dia e com um forte calor, já era possível ver uma fila que dava voltas ao quarteirão da sede do governo. Quando abriu o portão de atendimento, já haviam quase cinco mil pessoas para serem atendidas. Ao longo do processo, seis mil foram o número de candidatos, para 580 vagas disponíveis. As pessoas, visando organizar a fila de espera, deram senhas por conta própria para que não houvesse maiores problemas. Fizeram também anotações dos nomes em um caderno, para que o processo transcorresse da melhor forma possível.

 

Confusão causada por baderneiros

Quando as primeiras horas da tarde chegaram, um grupo de baderneiros chegou ao local. Segundo os presentes, uma ex líder sindical, chegou com bumbos e dezenas de outras pessoas, furando a fila e gritando. Ainda segundo as testemunhas, a ex líder sindical aos berros dizia que não seriam atendidos todos os ali presentes. Isso causou uma confusão e uma fila paralela foi formada. Com isso, muitos que chegaram bem cedo, ficaram para trás, enquanto outros furavam a fila. Após causar tal tumulto, esse grupo que ocasionou essa baita confusão, se retirou. Quando a fila andava, os “furões” se beneficiavam e eram denunciados pelos demais que estavam na fila correta. “Estou aqui desde segunda e vem uma maluca gritando para causar tumulto e prejudicar a vida de todos que buscam um emprego. Estamos sofrendo e vem alguém do nada apenas para tumultuar? Qual o prazer de alguém nisso?”, Relatou uma candidata.

Fila paralela formada causou enorme confusão

Ânimos ficaram exaltados

Pessoas da secretaria de educação tentaram organizar o transtorno, mas o clima ficou tenso. Após a situação ficar mais controlada, os que estavam na fila até às 3 da tarde, receberam uma senha e foram atendidos. Ao todo 2.960 pessoas.

Nesta quarta- feira (08), será mais um dia de atendimento aos interessados a uma vaga em regime de contrato na educação de Itaguaí. O atendimento será de 09 às 15 horas.

Justiça decretou ilegalidade ao processo

Ao longo do dia, a Justiça determinou que o prefeito Charlinho (PMDB)  e a secretária de Educação, Andreia Busatto, não nomeiem servidores comissionados ou contratem novos servidores temporários, sob pena de caracterização de ato atentatório à dignidade da justiça, com aplicação pessoal da multa.

A decisão do juiz Adolfo Wladimir Silva da Rocha, do Tribunal de Justiça da comarca de Itaguaí, em Ação Civil Pública contra a violação aos princípios administrativos / improbidade administrativa / atos Administrativos praticados pela Prefeitura de Itaguaí,

“Assim, intimem-se pessoalmente, por OJA, o Prefeito Municipal de Itaguaí e o Secretário Municipal de Educação, para que, nos termos do item “i” de fl. 525, SE ABSTENHAM DE NOMEAR NOVOS SERVIDORES COMISSIONADOS E CONTRATAR NOVOS SERVIDORES TEMPORÁRIOS, sob pena de caracterização de ato atentatório à dignidade da justiça, com aplicação pessoal da multa prevista no art. 77, §2º, do NCPC, para cada nomeação ou contratação em desalinho à referida decisão”, afirma o despacho publicado no começo da tarde desta terça-feira (7). A prefeitura de Itaguaí vai recorrer da decisão.

 

Opinião do blog:  A forma correta de ingresso ao serviço público é o concurso. Mas, diante da vista de tantas pessoas desempregadas, não havia como não se comover com a situação dos presentes à secretaria de educação de Itaguaí. O que é inadmissível, mesquinho, pobre e desagregador, é alguém ir diante deste triste cenário, apenas para tumultuar. Os responsáveis pela baderna, além de desrespeitarem os sofridos presentes à fila, agiram de forma suja e tiveram uma postura desumana. Defender o coletivo é o oposto de causar sofrimento a milhares de pessoas que passam necessidades diante de um aumento vertiginoso do desemprego. A falta de rumo é característico daqueles que mascaram a defesa do coletivo na incansável busca de conquistas individuais. UMA VERGONHA!

 

Veja mais:

https://bocanotromboneitaguai.com/2017/03/06/interessados-em-vagas-de-processo-seletivo-de-itaguai-dormirao-na-fila-nesta-segunda/

https://bocanotromboneitaguai.com/2017/02/23/prefeitura-de-itaguai-lanca-processo-seletivo-para-preenchimento-de-vagas-na-area-da-educacao/

Anúncios

5 ideias sobre “Processo Seletivo em Itaguaí arrasta milhares de pessoas, mas justiça decreta ilegalidade ao processo

  1. Pingback: Prefeitura de Itaguaí esclarece que Processo Seletivo segue normalmente | Boca no Trombone – Itaguai

  2. Pingback: Justiça suspende liminar que impedia novas contratações em Itaguaí | Boca no Trombone – Itaguai

  3. Pingback: Prefeitura de Itaguaí divulga resultado parcial de Processo Seletivo | Boca no Trombone – Itaguai

  4. Pingback: Justiça proíbe continuidade de Processo Seletivo em Itaguaí | Boca no Trombone – Itaguai

  5. Pingback: Vereador de Itaguaí se defende de acusações pela Internet | Boca no Trombone – Itaguai

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s