Itaguaí inaugura Centro de Diagnóstico Audiológico e amplia rede de atendimento à especialidades médicas


Além da inauguração do espaço, rede pública de saúde municipal amplia atendimentos à diversas especialidades

Em 11 de agosto / Júlio Andrade – Prefeitura de Itaguaí

Itaguaí – No mesmo prédio onde funciona o Centro de Acompanhamento e Reabilitação pós-Covid (Carp), a Prefeitura de Itaguaí inaugurou, nesta quarta-feira (11/08), o Centro de Diagnóstico Audiológico. Este espaço, destinado a atender crianças, adultos e idosos, vai funcionar como se fosse um anexo do Centro Especializado de Fonoaudiologia e Fisioterapia (CEFF).

Os atendimentos serão três na vezes na semana: segundas, terças e sextas-feiras, das 8h às 17h. Para isso, os interessados devem fazer o agendamento pelo Sisreg.

Neste primeiro momento, o local todo equipado com recursos próprios da Prefeitura, vai possibilitar exames de audiometria tonal e vocal, porém os serviços serão ampliados futuramente possibilitando mais tratamentos à população.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esta inauguração representa uma iniciativa pioneira na cidade, sendo um ganho significativo para a população, que antes precisava se deslocar para outros municípios para realizar exames audilógicos e tratamentos.

— Oferecer serviço com diagnóstico audiológico para o itaguaiense era um sonho e compromisso do Prefeito Rubem Ribeiro, que hoje se torna realidade —comenta um representante da Saúde, lembrando que antes o serviço era terceirizado.

A coordenadora de fonouadilogia da SMS, Amanda Meneses, explica como será o funcionamento da nova unidade da Prefeitura:

— ‘Vamos receber os pacientes encaminhados pelos otorrinos ou fonoaudiólogos da rede e aqui, faremos uma investigação audiológica. Vamos avaliar se o paciente tem uma perda auditiva ou neuro sensorial; se for criança, a gente avalia todas as questões para serem acompanhadas na atenção básica. Precisamos estar atentos para que não haja nenhum atraso na linguagem’ — descreve Amanda.

A fonouadilóga ressalta que, caso o paciente precise de prótese auditiva, ele será encaminhado para a rede onde o município tem convênio para receber os aparelho e, após isso, voltar para atenção básica para continuar o tratamento.
Ela explica ainda que o Centro de Diagnóstico Audiológico será fundamental para atender os idosos. —Muitos deles geralmente tem perda autiva em virtude do envelhecimeto. Então, todos serão muito bem assistidos aqui.

A solenidade de inaguração desse novo espaço contou com a presença do Prefeito Rubem Vieira e de representantes da Secretaria de Saúde.

Município amplia rede de atendimento à diversas especialidades

A Prefeitura Municipal de Itaguaí, através da Secretaria de Saúde, passa a oferecer uma rede ampla de atendimentos à população. As especialidades são ofertadas no Centro Municipal de Especialidades (Cemes).

O objetivo é concentrar em um único complexo o maior número de consultas, favorecendo ao cidadão mais qualidade no atendimento.

Confira:

Fonte: Prefeitura de Itaguaí

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s