Rubem Vieira alegou que houve apenas uma morte nos últimos 15 dias na cidade e que há leitos disponíveis no hospital, sem a necessidade de reabertura do hospital de campanha. Mas, nosso blog alerta, que se não houver uma maior fiscalização na entrada da cidade e nas possíveis festas, a tendência é que pessoas de cidades vizinhas onde há um maior risco de contágio, migrem para Itaguaí ocasionando uma elevação de casos.
Júlio Andrade / em 13 de março de 2021
Itaguaí – Após a notícia que Itaguaí e as demais cidades da Região Metropolitana 1 estavam na bandeira roxa, a mais grave e com mais riscos de contágio para a Covid-19, o prefeito de Itaguaí Rubem Vieira do Podemos, realizou uma live no começo da noite deste sábado para explicar os números da doença em Itaguaí.
Segundo o prefeito, Itaguaí não está em alto risco, pelo contrário, a cidade está em bandeira amarela de classificação, o que representa baixo risco. Ainda segundo ele, há leitos disponíveis no hospital São Francisco Xavier e não há necessidade de reabertura do hospital de campanha da cidade.
Rubem, disse que o cálculo do governo do estado está sendo feito baseado nos municípios por região, e no caso de Itaguaí, ele está na mesma região, a Metropolitana 1, onde seus vizinhos sim, é que estão em bandeiras com maior risco de contágio.
O blog Boca no Trombone Itaguaí, verificou o painel de controle da Covid-19 no site da prefeitura. Veja os números.
De acordo com os cálculos feitos até o dia 09 de março, o painel apresenta 4.083 casos, com 203 óbitos desde o começo da pandemia. Vendo pelo gráfico de dias corridos, a última morte ocorreu no dia 04 de março, e de segunda até a última sexta-feira, foram 04 novos casos.
Apesar do cenário aparentemente mais brando, nosso blog recebeu vários vídeos de pessoas se aglomerando e sem o uso de máscaras em diferentes regiões da cidade.
Além desses flagrantes, não notamos uma fiscalização em nenhum dos casos, o que poderia intimidar essas aglomerações.
Pessoas se aglomeram e não usam máscaras no bairro Amendoeira e no bairro Vila Margarida respectivamente nos vídeos acima.
Se não ocorrer uma maior fiscalização, os números altos das cidades vizinhas tendem a refletir também em Itaguaí
Apesar de confirmar que a cidade está em bandeira amarela de classificação, o que representa um baixo risco de contágio, não se pode relaxar e nem acreditar que esse cenário durará por mais algum tempo. Afinal, o cálculo feito pelo governo do estado, reflete o risco de contágio elevado, pois por serem cidades vizinhas e se não houver barreiras e uma maior fiscalização para que as pessoas que circulam em cidades onde há um maior risco de contágio, a tendência é que os números se elevem com a migração delas para Itaguaí.