Aumento no preço do gás de cozinha entra em vigor hoje


O gás de botijão usado para cozinhar vai ficar mais caro outra vez. O último aumento foi no mês passado. Elevação no preço vem dias após aumento nas contas de luz em todo Pais

Em 03 de dezembro de 2020
Júlio Andrade – Júlio do Boca no Trombone

Brasil – A Petrobras anunciou que vai aumentar em 5%, em média, os preços do gás do tipo GLP vendido em suas refinarias a partir desta quinta-feira (dia 3).

O reajuste vem menos de um mês depois do último aumento e poucos dias após a entrada em vigor da bandeira vermelha no sistema elétrico, que vai aumentar as contas de luz em dezembro.

O último reajuste foi também de 5% no dia 4 de novembro. No ano, o GLP acumula alta de 21,9% nas refinarias, que vendem o combustível para as distribuidoras.
De acordo com a Petrobras, com base em dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na última semana de novembro, a parcela da companhia correspondia a 43% do preço final ao consumidor.

Os 57% restantes se referem às margens do restante da cadeia, composta por distribuidores e revendedores, além de impostos.

Em nota, a Petrobras informou que a fixação dos preços do GLP em suas refinarias “segue a dinâmica de commodities em economias abertas”. Ou seja, usa como referência o preço do combustível no mercado internacional somado aos custos de importação do GLP, que envolve também logística de transporte.

De janeiro a março deste ano, a Petrobras reduziu cinco vezes o preço do GLP, acompanhando a forte queda dos preços do petróleo no mercado internacional logo após a decretação da pandemia, no início do ano.

A redução acumulada chegou a 21,4%. Mas, a partir de maio, a Petrobras já promoveu nove aumento no preço do produto em suas refinarias, por conta da recuperação dos preços do petróleo no mercado externo e também por conta da alta do dólar, o que afeta o custo de derivados como o GLP.

Fonte : Jornal Extra

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s