Covid-19, veja os números de nossa região


Veja os números de Itaguaí, Angra, Mangaratiba e Seropédica além de todo o Estado e País

O número de casos de Covid-19 em nossa região atentam ainda para a manutenção de vários cuidados. Mesmo com o afrouxamento e as flexibilizações nas cidades, o vírus ainda se mostra resistente e não é hora de relaxar. Com a abertura de diversos segmentos, a falsa impressão de controle da doença parece ser o maior desafio nesse momento. Veja os boletins das cidades.

Itaguaí

O município de Itaguaí não mais fornece em seus boletins os dados correspondentes a síndrome gripal, que já estavam em quase 10 mil pessoas quando esses dados eram revelados. Tentamos diversas vezes receber respostas dos motivos para essa falta de transparência sobre esse dado, mas a costumeira falta de explicações da secretaria de comunicação do pior secretário de comunicação que nosso blog já presenciou em Itaguaí em sua existência, o senhor Fabiano Bastos, não se deu ao trabalho de responder ao Boca e conseqüentemente à população. Além disso, prefeitura de Itaguaí só divulga o básico e não um boletim completo com todas as ações e os detalhes de cada situação como fazem as cidades de Angra dos Reis e Mangaratiba.

Angra dos Reis

De 01 de janeiro de 2020 até às 15h desta segunda-feira (06), o município de Angra dos Reis apresentou 14.213 casos notificados. No momento, há 2.803 casos confirmados de coronavírus – 515 pacientes testaram positivo em exames feitos pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), com o apoio dos laboratórios da Unimed e do Hospital de Praia Brava, e 2.288 pelo teste rápido. Destes, 2.046 já estão recuperados. Há 87 mortes confirmadas pela doença e sete óbitos sendo investigados no município.

Ressalta-se que 255 casos foram descartados– exame de swab negativo para Covid-19 – e 11.155 permanecem suspeitos (síndromes gripais), sendo 1.257 em isolamento domiciliar e 9.898 já recuperados. Entende-se como casos recuperados aqueles que cumpriram o período de isolamento domiciliar de 14 dias e estão sem sintomas, conforme acompanhamento da equipe de monitoramento da Secretaria de Saúde.

No total, entre pacientes confirmados ou com suspeita de coronavírus, 47 pessoas estão internadas. O Centro de Referência para Covid-19 (Santa Casa), que agora conta com 120 leitos, atende a 41 pacientes no momento. Já o Hospital de Praia Brava, que passou a oferecer 15 leitos, tem um paciente internado. Ou seja, dos 135 eleitos públicos do município, 42 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação hospitalar municipal de 31,11%. Há ainda cinco pessoas internadas em instituições privadas.

#angradosreis #prefeituradeangra #saude #coronavirus #covid_19

Mangaratiba

BOLETIM DA SECRETARIA DE SAÚDE SOBRE O COMBATE AO COVID-19 NO MUNICÍPIO DE MANGARATIBA – N° 67/ 2020 – 03 de julho de 2020

A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Saúde, informou o quadro situacional mais recente no dia 01/07/2020, em relação ao combate e à prevenção ao Coronavirus.

De 02 de janeiro de 2020 até às 19 horas desta quarta-feira (01 de julho), o Município de Mangaratiba registrou *1.108* suspeitas clinicas de infecção pelo novo coronavírus, sendo *519* confirmadas, *44* já descartadas, e *545* aguardam análise laboratorial.
Mangaratiba registra até o momento, vinte e sete (27) mortes pelo Covid-19.

Um total de *60* pessoas ainda está em quarentena em casa e outras *9* permanecem internadas.

Outras *1.010* pessoas tiveram alta após isolamento domiciliar de 14 dias, não tendo manifestado mais os sintomas apresentados, mesmo que os exames ainda não tenham chegado para concluir se estes contraíram ou não o Covid-19.

Do total de suspeitas clínicas de infecção, *51* são de profissionais de saúde, sendo *37* confirmados. Por isso a Secretaria de Saúde adotou um protocolo para troca de plantão.

Até o dia 01/07, *460* pessoas tiveram alta de casos da Covid-19.

A Prefeitura já realizou *2.100* testes de Covid19.

Todos os pacientes em quarentena se encontram em acompanhamento pela Vigilância Epidemiológica.

A Prefeitura de Mangaratiba adotou sistema de bandeiras para retorno gradual das atividades. Com essa medição, será possível efetuar a classificação dos riscos relativos a COVID em Mangaratiba e permitir assim, o início da flexibilização para o comércio. A análise do Plano de Distanciamento Responsável avalia 11 indicadores consolidados, dentro dos seguintes segmentos, que possuem pesos diferentes:

– Propagação do Vírus (velocidade do avanço, estágio da evolução, incidência de novos casos sobre a população e mortalidade), com peso de 55%

– Capacidade de Atendimento (capacidade de atendimento e mudança da capacidade de atendimento), com peso de 45%;

Dentro do sistema de bandeiras, a avaliação da curva de contágio e da capacidade de resposta da rede de Saúde é feita diariamente pelo comitê de emergência contra a COVID-19. E uma vez por semana, sempre às segundas-feiras, será atualizada a bandeira na qual o município se encontra. O estágio definido valerá por uma semana e vai determinar o que pode funcionar na cidade.

Pelas modelagens feitas, a bandeira vigente no município é

*Azul – Situação Atenção Máxima*

A Vigilância Epidemiológica Municipal esclarece que gera as informações advindas do serviço de atendimento e notificações. No caso do COVID-19, os sistemas de informação dos casos ainda estão manuais, dificultando que a Secretaria Estadual lance as informações em tempo real. Os testes rápidos que são realizados no Município ainda não são lidos pela SES por conta da validação dos dados. Logo, o número de casos confirmados da Secretaria de Estado ficam em defasagem com os dados do município, enquanto não se resolve o impasse destes dados serem reconhecidos pelo sistema.

Atualmente, a Secretaria Estadual de Saúde só considera casos confirmados os resultados do LACEN e alguns laboratórios que se credenciaram para realizar os exames de SWAB. Sendo, assim, achamos ser mais real, lançar os dados municipais para esclarecer a população, ou seja, o que está acontecendo no Município é o que é passado para a SES, e o Estado decide o que lança em seu painel. Porém, esclarecemos que nossos dados são corretos, públicos, e com maior transparência possível.

Como Mangaratiba saiu do estágio zero de contaminação, os casos de Síndrome Gripal também passaram a ser considerados suspeitos da Covid-19, conforme Portaria nº 454, de 20 de março de 2020 / SMS, e Nota Técnica – SVS/SES-RJ Nº 09/2020, de 24 de março de 2020. Os pacientes estão em isolamento domiciliar, onde estão sendo monitorados por profissionais de saúde da rede municipal.

ALERTAS IMPORTANTES

1 – Logo, em sinais de sintomas respiratórios, como de gripe (febre, coriza, tosse, espirro e outros) se considere um sintomático respiratório, então já entre em quarentena, evite contato, lave o tempo todo as mãos e use máscara.

2- Se tiver mais pessoas na família peça para comunicar o serviço de saúde mais próximo (ESF) ou outro de seu acesso e falar sobre o caso. Se houver mais de 3 dias com febre, que baixa com antitérmico e volta e dificuldades de respirar, procure o serviço de saúde. Se desloque até lá com todos os cuidados, já recomendados. Lembrando, não é o resultado laboratorial que faz seu diagnóstico, são os sintomas da síndrome gripal.

3 – Não deixe de consultar fontes confiáveis. Consulte sites que fazem o acompanhamento oficial a nível nacional e estadual.

INFORMAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE

A) A Secretaria de Saúde reforça que não fará teste em pacientes que não estejam enquadradas no protocolo do Ministério da Saúde, ou seja, que não vieram de regiões consideradas endêmicas, que não apresentem sintomas característicos da contaminação pelo vírus segundo protocolo do Ministério da Saúde.

B) Ressaltamos que qualquer paciente que apresente sintoma do Covid-19 é orientado a permanecer em quarentena domiciliar no prazo mínimo de 14 dias até que apresente sintomas da doença. E neste período passam por monitoramento pela área epidemiológica.

C) Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, podem sofrer alterações. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado na próxima segunda-feira, 06/07/2020.

D) Vale ressaltar que a saúde e todo o governo têm feito esforços para evitar um impacto maior desta pandemia em nosso município, mas a participação da população, profissionais de saúde em esclarecimentos e busca de informação ajudará de forma extraordinária na resposta a este grande desafio de saúde no Brasil.

Os dados deste Boletim foram atualizados até 18h.
Você também pode tirar dúvidas pelo telefone (21) 98556- 7427 (via whatsapp).

Mangaratiba precisa vencer mais essa batalha.
Fique em casa, informe-se e previna-se.
Prefeitura de Mangaratiba

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Vigilância Epidemiológica de Mangaratiba

Seropédica

O município de Seropédica é o mais atrasado na divulgação dos boletins dos casos de Covid-19. O último boletim fornecido foi apenas em 25 de junho. Em compensação a cidade conta com diversos locais para atendimento dos casos da doença e de síndrome gripal. Além disso a prefeitura inaugurou um posto de emergência 24h na cidade. O novo posto atende os bairros de Campo Lindo e Jardins. Também foi reinaugurado o posto de saúde do KM-40 também em regime de 24 horas.

O hospital de campanha, inaugurado no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para tratamentos de Covid-19 e com 21 leitos de UTI, serve como um local de retaguarda. Os pacientes primeiro devem procurar o Posto no KM-40, o Posto do KM-49 ou a UPA. Lá serão feitos os testes e caso confirmado eles serão transferidos para o hospital.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3130544797011519&id=1341300552602628

Segundo a secretaria de saúde do município, o hospital de campanha agora conta com video conferencia, para estreitar o contato entre o paciente e a familia durante o tratamento.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3177794108953254&id=1341300552602628

Estado do Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que registra, até esta segunda-feira (06/07), 121.879 casos confirmados e 10.698 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 1.018 óbitos em investigação e 301 foram descartados. Entre os casos confirmados, 101.554 pacientes se recuperaram da doença.

A cidade do Rio de Janeiro registra 60.596 casos com 6.924 óbitos.

Brasil

O País é o segundo em número de casos e mortes no planeta. Até hoje 06 de julho, são 1.604.585 (milhão) e 64.900 mortes. Nas últimas 24 horas foram registrados mais 26.051 novos casos e 602 novos óbitos. As fracas ações do governo federal e a inabilidade comprovada do atual presidente da República e do pífio grupo de ministros, entre eles o ministro da saúde, acarretam esse cenário medonho e gravíssimo.

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s