Após quase três meses de pandemia prefeitura de Itaguaí começa a fornecer testes de Covid-19


Enquanto cidades vizinhas como Angra dos Reis e Mangaratiba já fornecem testes desde março e de forma transparente dizem quantos foram e estão sendo disponibilizados, só agora Itaguaí passa a fornecer esses testes. Mesmo assim em apenas três locais do município e sem a transparência de quantos kits de testes estão disponíveis para a população. Vale lembrar que a empresa Vale entre outras já fornecem esses testes à prefeitura de Itaguaí desde o mês de abril

Atrasada e sem transparência como sempre– A Secretaria de Saúde de Itaguaí começou a disponibilizar os testes para Covid-19 no município. Apesar dos números de mortes (49) e de pessoas com síndrome gripal serem os mais altos da região e a cidade ter 424 casos da doença conforme Boletim Diário do Estado, o governo da cidade só fornece esses testes em três locais e com restrições três meses após o começo da pandemia de Covid-19.

Os testes estão disponíveis no Centro de Triagem, que funciona 24 horas, e nas Unidades Básicas de Saúde as UBS de Vila Geni e Chaperó, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Nas UBS, podem ser testadas as pessoas que estiverem com sintomas gripais há pelo menos oito dias e que não estejam com sintomas graves. É necessário apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Essas duas UBS são portanto os únicos locais para atendimento para quem tem a síndrome e precisa realizar os testes, além disso a pessoa precisa estar com os sintomas há pelo menos oito dias, quando geralmente em 14 dias a pessoa com sintomas mais leves até já teria se curado. Ou seja, a pessoa pode ter o diagnóstico já iniciando a fase final da transmissão da doença.

Os casos que não se encaixam nesses critérios, como início dos sintomas há menos de oito dias ou que apresentem os sintomas graves, devem procurar diretamente o Centro de Triagem para Covid-19, o que já vinha sendo feito, mas sem os testes.

Tudo isso depois de quase três meses de pandemia e sem a já costumeira falta de transparência do atual governo de Itaguaí, que não informa a quantidade de testes disponíveis como fazem as cidades vizinhas de Angra dos Reis e Mangaratiba que tem esses testes desde março. Além disso empresas como a Vale ja doaram milhares de testes para Itaguaí desde abril e esses não foram ofertados de forma aberta a população.

Esses testes era o mínimo a ser feito e se torna mais uma ação tardia do atual governo de Charlinho.

Serviço

Teste para Covid-19
Local: Centro de Triagem para Covid-19
Endereço: Rua Protógenes Guimarães, 106f – Centro
Horário: 24 horas
Requisito: Pessoas com sintomas graves e iniciados há menos de oito dias

Teste para Covid-19
Local: UBS Vila Geni (Rodovia Rio Santos BR 101, s/nº – Qd: 13 Lt: 22, 23 e 24 – Nossa Senhora das Graças) e UBS Chaperó (Estrada do Chaperó, 21)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Requisito: Pessoas com sintomas gripais há pelo menos oito dias e que não estejam com sintomas graves

Uma ideia sobre “Após quase três meses de pandemia prefeitura de Itaguaí começa a fornecer testes de Covid-19

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s