Prefeitura de Itaguaí promete reinauguração de UPA no dia 25 de maio


Após inúmeras promessas e atrasos, finalmente parece que reinauguração irá ocorrer

 

Quatro anos, esse é o tempo que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaguaí, esta fechada. Quando assumiu a prefeitura pela terceira vez em 2017, era promessa do atual prefeito Carlo Busatto Júnior, o Charlinho (MDB), reabrir a unidade, que estava fechada desde 2016. Após 3 anos e quase no final de seu mandato, o prefeito anuncia que dia 25 de maio de 2020 irá ocorrer a reinauguração. Charlinho, que em 2018 não soube se explicar quando indagado onde estavam aproximadamente R$ 6 milhões repassados de 2017 até o primeiro semestre daquele ano pelo Ministério da Saúde, valores esses referentes a UPA e com destino apenas para esta Unidade de Saúde, o atual prefeito alegou que esse dinheiro estava guardado numa poupança, da qual sequer ele revelou em qual banco e por quanto tempo.  Em 2019, uma suposta obra orçada com altos valores, inclusive exposta numa placa em frente a unidade, dizia que até abril daquele ano a obra estaria concluída. Depois o prazo se estendeu para junho e só agora em maio de 2020 parece que a promessa vai sair não só dos papeis como do gogó do prefeito.  Precisou uma pandemia a níveis gravíssimos ocorrer para que a prefeitura em ano de eleições reabrisse o local.

Desde que foi fechada em 2016, muitas coisas mudaram  na saúde pública da cidade. Se naquele ano a maioria dos postos estavam funcionando,  hoje muitos locais importantes como a UBS de Chaperó, única que já foi 24 horas e outra UBS como de Brisamar foram fechadas. Isso sem falar em vários outros postos de saúde que também tiveram finais semelhantes.

Com a reinauguração, a UPA vai dar um suporte ao combalido hospital municipal São Francico Xavier. Que alem de ser alvo de inúmeras reclamações, é o único local de emergência na cidade, mesmo ele ainda não ter sequer um leito de UTI e  apenas 5 respiradores, tão importantes para pacientes em estado grave de Covid-19.

 

A reinauguração será no  dia 25 de maio, a partir das 7 horas, a unidade começará o atendimento de urgência e emergência 24 horas.

A UPA terá cinco médicos diariamente, sendo três clínicos gerais e dois pediatras. Ao todo, serão 18 leitos (dois no isolamento, nove na sala amarela, quatro na sala vermelha e três na pediatria). A administração será feita pela OSS Centro de Excelência em Políticas Públicas (CEPP).

Casos de síndromes gripais devem se dirigir ao Centro de Triagem

Os casos de síndromes gripais não serão atendidos na UPA. Quem apresentar alguns dos sintomas deverá procurar diretamente o Centro de Triagem para Covid-19, que fica na Rua Protógenes Guimarães, 106f – Centro (UBS Centro).

Leia mais:

Obras para concluir reforma da UPA de Itaguaí estão atrasadas

Mesmo fechada UPA de Itaguaí recebeu verbas milionárias em 2017

 

Upa de Itaguaí fechada há dois anos recebeu verbas milionárias do governo federal

 

UPA fechada e todos os servidores demitidos em Itaguaí

 

Por falta de pagamento médicos da UPA Itaguaí restringem atendimentos

 

Publicidade

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s