Covid-19 avança em Itaguaí com uma bela ajuda da ignorância de muitos


Ignorância de muitos da população ajudam a piorar o cenário em Itaguaí. Em Seropédica foi inaugurado um posto de saúde, reinaugurado outro e um hospital de campanha está em fase final de construção, todos eles funcionarão 24 horas por dia, assim como a UPA da cidade. Com 881 mortes registradas por covid-19 em um dia, Brasil bate novo recorde com maior número de óbitos em 24 horas. O total de casos confirmados saltou para 177.589 mil. Veja também os casos de Covid-19 em Angra dos Reis, Mangaratiba, Piraí, a capital do estado e o Estado do Rio de Janeiro.

Itaguaí

Em 24 horas a cidade pulou de 67 casos para 80 e registrou mais um óbito subindo para 16. A prefeitura decretou a obrigatoriedade de uso de máscaras por toda a cidade. Mas, em flagrantes constantes muitos ainda saem de casa sem o uso. Além disso a falta de capacidade de ver o tamanho do grave problema beira ao ridículo. Muita gente não aceita sequer doações de máscaras, alegando que elas vem da China e já viriam contaminadas. É fácil notar a ignorância das pessoas em Itaguaí também nas redes sociais. Muitas se negam, mesmo vendo muitos amigos e conhecidos morrendo cada vez mais a acreditar que quase todos os óbitos recentes são causados pelo Coronavírus.

A prefeitura peca não só no auxílio quanto aos investimentos nos atendimentos na área da saúde, mas na falta de punição aos que teimam em não usar a máscara e o não respeito devido a quarentena por parte de muitos que se aglomeram e saem de casa sem necessidade.

Angra dos Reis

O município de Angra dos Reis apresentou 2.131 casos notificados. No momento, há 352 casos confirmados de coronavírus, destes 78 pacientes testaram positivo em exames feitos pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) e 274 pelo teste rápido na própria cidade, dos quais 73 já estão recuperados. Há onze mortes confirmadas pela doença na cidade. O último óbito ocorreu na noite de ontem (11): uma mulher, de 74 anos, com comorbidades, que estava internada.

.
➡️ Segundo relatório da Secretaria de Saúde, atualizado em 8 de maio, os bairros com maior índice de confirmação do novo coronavírus são: Japuíba (31), Jacuecanga (22), Areal (17), Camorim (16) e Parque Mambucaba (13).

A lista completa pode ser conferida no hotsite da prefeitura em: http://coronavirus.angra.rj.gov.br/ .

.
➡️ Ressalta-se que 104 casos foram descartados – exame de swab negativo para Covid-19 – e permanecem 1.675 casos suspeitos (síndromes gripais), sendo 835 em isolamento domiciliar e 840 já recuperados.

Há também dois óbitos suspeitos, de duas mulheres, com idades de 60 e 66 anos, com resultado de teste rápido negativo. O swab foi colhido e enviado para análise.

.
➡️ Entende-se como casos recuperados aqueles que cumpriram o período de isolamento domiciliar de 14 dias e estão sem sintomas, conforme acompanhamento da equipe de monitoramento da Secretaria de Saúde.
.
➡️ No total, entre pacientes confirmados com coronavírus e com suspeita da doença, 46 pessoas estão internadas. O Centro de Referência para Covid-19 (Santa Casa) atende no momento a 30 pacientes, o que corresponde a uma taxa de ocupação hospitalar de 30%.
.
.
.
#angradosreis #prefeituradeangra #saude #coronavirus #covid_19

Mangaratiba

BOLETIM DA SECRETARIA DE SAÚDE SOBRE O COMBATE AO COVID-19 NO MUNICÍPIO DE MANGARATIBA – N° 41 / 2020 – 12 de maio de 2020

A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Saúde, informa o quadro situacional no dia de hoje, 12/05/2020, em relação ao combate e à prevenção ao Coronavirus.

De 02 de janeiro de 2020 até às 19 horas desta terça-feira (12 de maio), o Município de Mangaratiba registrou 274 suspeitas clinicas de infecção pelo novo coronavírus, sendo 54 confirmadas, 35 já descartadas, e 185 aguardam análise laboratorial.

Mangaratiba registrou o quarto óbito por Covid-19. Um paciente do sexo masculino, de 69 anos de idade, que veio a falecer no Hospital do município no último sábado.

Um total de 40 pessoas ainda está em quarentena em casa e outras 9 permanecem internadas, seis no hospital municipal e três em hospital de referência.

Quatro casos de internação severa, onde os pacientes precisaram de auxílio respiratório, tiveram alta e podem ser listados como curados da Covid-19.

Outras 204 pessoas tiveram alta após isolamento domiciliar de 14 dias, não tendo manifestado mais os sintomas apresentados, mesmo que os exames ainda não tenham chegado para concluir se estes contraíram ou não o Covid-19.

Do total de suspeitas clínicas de infecção, 39 são de profissionais de saúde, sendo 30 confirmados. Por isso a Secretaria de Saúde adotou um protocolo para troca de plantão.

O terceiro óbito por Covid-19 aconteceu em maio. Um paciente do sexo feminino, que foi transferido para o hospital de referência em Volta Redonda e veio a falecer. Os dois primeiros óbitos aconteceram no mês de abril.

Todos os pacientes em quarentena se encontram em acompanhamento pela Vigilância Epidemiológica.

A Vigilância Epidemiológica Municipal esclarece que gera as informações advindas do serviço de atendimento e notificações. No caso do COVID-19, os sistemas de informação dos casos ainda estão manuais, dificultando que a Secretaria Estadual lance as informações em tempo real. Os testes rápidos que são realizados no Município ainda não são lidos pela SES por conta da validação dos dados. Logo, o número de casos confirmados da Secretaria de Estado ficam em defasagem com os dados do município, enquanto não se resolve o impasse destes dados serem reconhecidos pelo sistema.

Atualmente, a Secretaria Estadual de Saúde só considera casos confirmados os resultados do LACEN e alguns laboratórios que se credenciaram para realizar os exames de SWAB. Sendo, assim, achamos ser mais real, lançar os dados municipais para esclarecer a população, ou seja, o que está acontecendo no Município é o que é passado para a SES, e o Estado decide o que lança em seu painel. Porém, esclarecemos que nossos dados são corretos, públicos, e com maior transparência possível.

Como Mangaratiba saiu do estágio zero de contaminação, os casos de Síndrome Gripal também passaram a ser considerados suspeitos da Covid-19, conforme Portaria nº 454, de 20 de março de 2020 / SMS, e Nota Técnica – SVS/SES-RJ Nº 09/2020, de 24 de março de 2020. Os pacientes estão em isolamento domiciliar, onde estão sendo monitorados por profissionais de saúde da rede municipal.

Os dados deste Boletim foram atualizados até 18h.

Você também pode tirar dúvidas pelo telefone (21) 98556- 7427 (via whatsapp).

Seropédica

Em Seropédica a última atualização foi feita apenas em 06 de maio. Mas a prefeitura inaugurou um posto de emergência 24h na cidade. O novo posto vai atender os bairros Campo Lindo e Jardins onde milhares de pessoas serão beneficiadas. Além disso foi reinaugurado o posto de saúde do KM 40 também em regime de 24 horas.

Também está sendo montado o primeiro hospital de campanha para tratamentos de Covid-19 com 21 leitos de UTI. Seropédica é pioneira na montagem de hospital desse tipo na região. O hospital ficará localizado no estacionamento da Unidadede Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.

A prefeitura também distribuiu cestas básicas aos alunos da rede municipal.

Piraí

A Prefeitura de Piraí, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou hoje (12), mais onze casos de Covid-19. Agora são 43. Os novos casos são de: Arrozal (2) homem e mulher; Casa Amarela (3) três mulheres; Cacaria (3) duas mulheres e um homem; Varjão (1) mulher; Caiçara (1) mulher e Jaqueira (1) mulher. Até a data de hoje, são 593 casos suspeitos devidamente notificados pela Vigilância em Saúde; 142 pacientes com exames coletados e 79 casos descartados. Na presente data, temos 14 pacientes curados dos 43 confirmados. #PiraíContraoCoronavírus.

Estado do Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro registra até esta terça-feira (12) 18.486 casos confirmados de covid-19 e 1.928 óbitos. O boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que existem ainda 927 óbitos em investigação e 172 foram descartados. Entre os casos confirmados da doença, 12.980 pacientes conseguiram se recuperar. Isso significa que 70,2% dos infectados estão curados, maior que a média nacional, que é de 40,9%.

A capital fluminense continua liderando os casos da covid-19 com 10.816 pessoas infectadas. Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vem em seguida, com 855 casos. Niterói, na região metropolitana, (779), Nova Iguaçu (696), São Gonçalo ( 572) e Volta Redonda, na região do Médio Paraíba, apresenta 420 infectados.

Óbitos por covid-19

O município do Rio de Janeiro tem o maior número de óbitos (1.279). Duque de Caxias (125), Nova Iguaçu (72), São Gonçalo (50), Niterói (45), Belford Roxo (39), São João de Meriti (38), Itaboraí (27), Mesquita (25), Petrópolis (18), Itaguaí (16), Volta Redonda (16), Macaé (14), Magé (13), Maricá (13), Nilópolis (13), Angra dos Reis (11), Teresópolis (10), Nova Friburgo (8) e Rio das Ostras (8).

Os outros 35 municípios têm até sete mortes cada, sendo que a maioria apresenta dois ou um óbito pela covid-19.

Capital

Dos 10.816 casos registrados na cidade do Rio de Janeiro, 7.905 pessoas infectadas pela doença conseguiram se recuperar. O bairro de Copacabana lidera o número de mortos, com 79 vítimas. Em seguida, vem Campo Grande (70), Bangu (62), Barra da Tijuca (45), Tijuca (38), Realengo, (37), Santa Cruz (33) e Botafogo (27). Ao todo, 143 bairros do município tiveram registro de óbitos.

Dados de Covid-19 no Rio de Janeiro

Para mais informações, acesse o painel de monitoramento de coronavírus no estado do Rio de Janeiro ou o painel de monitoramento da prefeitura do Rio, com o gráfico sobre os infectados e óbitos por bairros no município.

Brasil

No País com 881 mortes registradas por covid-19 em um dia, Brasil bate novo recorde com maior número de óbitos em 24 horas. O total de casos confirmados saltou para 177.589 mil. Até então, o recorde no país era de 751 mortes em 24 horas.

Do total de óbitos confirmados, 206 ocorreram nos últimos três dias — há outros 2.050 em investigação. O balanço da pasta também contabiliza 177.589 casos confirmados da covid-19 no país. De ontem para hoje, foram 9.258 novos diagnósticos de pessoas infectadas pelo vírus.

Mundo

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s