Em uma semana Itaguaí registra um aumento superior a 200% em casos confirmados de Coronavírus


Números assustam e falta de testes induzem a números ainda maiores. Veja também os boletins das cidades de Angra dos Reis, Mangaratiba, Seropédica, Piraí, Rio de Janeiro e os números de todo o estado e do País

Confira o boletim semanal do Blog Boca no Trombone Itaguaí das seguintes cidades:

Itaguaí

O município de Itaguaí registrou um terrível aumento superior a 200% em casos confirmados de Covid-19. De 08 casos no último domingo houve um salto para 26 hoje, uma semana depois. Na cidade um setor inteiro do Hospital São Francisco Xavier contraiu a doença causando inclusive interdição na maternidade no último dia 22. Toda equipe havia sido infectada.

Esse salto ainda pode ser maior. As subnotificações é um dos grandes problemas. Segundo funcionários do hospital, único que atende emergência na cidade, os poucos testes de detecção do novo Coronavirus não estão sendo disponibilizados aos profissionais de forma adequada. Para os pacientes o número é ainda menor. E o pior, a secretaria de saúde omite a compra desses testes e não faz qualquer divulgação dessa e de dezenas de outras informações importantes. Entre elas o número de leitos hospitalares disponíveis para quem contraiu e para quem tem outras doenças na cidade. Essa e várias outras perguntas feitas a duas semanas atrás pelo blog Boca no Trombone Itaguaí foram ignoradas pela prefeitura.

O blog após insistir em várias outras perguntas e sem sucesso de respostas, entrou na justiça contra o governo por omissão de informações e outros diversos crimes praticados. O processo corre em segredo de justiça. Mas em breve iremos mostrar quais medidas estão sendo tomadas pela justiça e divulgaremos.

Veja o salto da doença em Itaguaí.

Veja quais perguntas foram feitas à prefeitura de Itaguaí e que foram ignoradas pela péssima assessoria de imprensa.

Mangaratiba

Na cidade de Mangaratiba até o momento já são 34 casos. Veja o Boletim da secretaria de saúde de Mangaratiba

Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Mangaratiba
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Vigilância Epidemiológica

BOLETIM DA SECRETARIA DE SAÚDE SOBRE O COMBATE AO COVID-19 NO MUNICÍPIO DE MANGARATIBA – N° 31 / 2020 – 25 de abril de 2020

A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Saúde, informa as ações que foram tomadas no dia de hoje, 25/04/2020 em relação ao combate e à prevenção ao Coronavirus.

De 02 de janeiro de 2020 até às 19 horas deste sábado (25 de abril), o Município de Mangaratiba registrou 148 suspeitas clinicas de infecção pelo novo coronavírus, sendo 34 confirmadas, 36 já descartadas, 78 aguardam análise laboratorial.

Um total de 31 pessoas ainda está em quarentena em casa e outras 5 permanecem internadas, uma no hospital municipal e quatro em hospital de referência.

Os primeiros casos de internação severa, onde os pacientes precisaram de auxílio respiratório, tiveram alta e podem ser listados como curados da Covid-19.

Outras 104 pessoas tiveram alta após isolamento domiciliar de 14 dias, não tendo manifestado mais os sintomas apresentados, mesmo que os exames ainda não tenham chegado para concluir se estes contraíram ou não o Covid-19.

O segundo óbito foi registrado e já está constando nos dados da Secretaria Estadual de Saúde. Um morador do município com plano de saúde particular que deu entrada na Cemeru em Itaguaí e havia colhido o teste SWAB no dia 23 de março. O primeiro óbito foi registrado no início de abril.

Do total de suspeitas clínicas de infecção, 18 são de profissionais de saúde, sendo 13 confirmados. Por isso a Secretaria de Saúde adotou um protocolo para troca de plantão.

Todos os pacientes em quarentena se encontram em acompanhamento pela Vigilância Epidemiológica.

A Vigilância Epidemiológica Municipal esclarece que gera as informações advindas do serviço de atendimento e notificações. No caso do COVID-19, os sistemas de informação dos casos ainda estão manuais, dificultando que a Secretaria Estadual lance as informações em tempo real. Os testes rápidos que são realizados no Município ainda não são lidos pela SES por conta da validação dos dados. Logo, o número de casos confirmados da Secretaria de Estado ficam em defasagem com os dados do município, enquanto não se resolve o impasse destes dados serem reconhecidos pelo sistema.

Atualmente, a Secretaria Estadual de Saúde só considera casos confirmados os resultados do LACEN e alguns laboratórios que se credenciaram para realizar os exames de SWAB. Sendo, assim, achamos ser mais real, lançar os dados municipais para esclarecer a população, ou seja, o que está acontecendo no Município é o que é passado para a SES, e o Estado decide o que lança em seu painel. Porém, esclarecemos que nossos dados são corretos, públicos, e com maior transparência possível.

Como Mangaratiba saiu do estágio zero de contaminação, os casos de Síndrome Gripal também passaram a ser considerados suspeitos da Covid-19, conforme Portaria nº 454, de 20 de março de 2020 / SMS, e Nota Técnica – SVS/SES-RJ Nº 09/2020, de 24 de março de 2020. Os pacientes estão em isolamento domiciliar, onde estão sendo monitorados por profissionais de saúde da rede municipal.

ALERTAS IMPORTANTES

1 – Logo, em sinais de sintomas respiratórios, como de gripe (febre, coriza, tosse, espirro e outros) se considere um sintomático respiratório, então já entre em quarentena, evite contato, lave o tempo todo as mãos e use máscara.

2- Se tiver mais pessoas na família peça para comunicar o serviço de saúde mais próximo (ESF) ou outro de seu acesso e falar sobre o caso. Se houver mais de 3 dias com febre, que baixa com antitérmico e volta e dificuldades de respirar, procure o serviço de saúde. Se desloque até lá com todos os cuidados, já recomendados. Lembrando, não é o resultado laboratorial que faz seu diagnóstico, são os sintomas da síndrome gripal.

3 – Não deixe de consultar fontes confiáveis. Abaixo vou deixar alguns sites que fazem o acompanhamento oficial a nível nacional e estadual.

INFORMAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE

A) A Secretaria de Saúde reforça que não fará teste em pacientes que não estejam enquadradas no protocolo do Ministério da Saúde, ou seja, que não vieram de regiões consideradas endêmicas, que não apresentem sintomas característicos da contaminação pelo vírus segundo protocolo do Ministério da Saúde.

B) Resaltamos que qualquer paciente que apresente sintoma do Covid-19 é orientado a permanecer em quarentena domiciliar no prazo mínimo de 14 dias até que apresente sintomas da doença. E neste período passam por monitoramento pela área epidemiológica.

C) Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, podem sofrer alterações. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado amanhã, dia 26/04/2020.

D) Lembramos que, no momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população no geral. Quem estiver saudável não precisa se preocupar com isso. Mas todos devem sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos. São cuidados simples, importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas.

E) Vale ressaltar que a saúde e todo o governo têm feito esforços para evitar um impacto maior desta pandemia em nosso município, mas a participação da população, profissionais de saúde em esclarecimentos e busca de informação ajudará de forma extraordinária na resposta a este grande desafio de saúde no Brasil.

Os dados deste Boletim foram atualizados até 19h.

Você também pode tirar dúvidas pelo telefone (21) 98556- 7427 (via whatsapp).

Mangaratiba precisa vencer mais essa batalha.
Fique em casa, informe-se e previna-se.

Prefeitura de Mangaratiba
Secretaria Municipal de Saúde.”

Seropédica

No município de Seropédica são 08 casos confirmados e nenhum óbito. Além de 43 notificações e 07 pacientes aguardam o resultado de exames o que pode aumentar e muito esses números.

A cidade tem investido na saúde pública municipal com compra e doações de ambulâncias.

Angra dos Reis

De 01 de janeiro de 2020 até às 17h horas deste domingo (26), o município de Angra dos Reis registrou 778 casos com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 87 casos confirmados. Trinta e dois (32) pacientes testaram positivo em exames feitos pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) e 55 pelo teste rápido no próprio município. Desses, 79 estão em isolamento domiciliar, sete estão internados e há um óbito.
.
Ressalta-se que 83 casos foram descartados por meio de exames do Lacen, incluindo um óbito, e 608 permanecem em investigação. A classificação de casos suspeitos no momento é a seguinte: 595 estão em isolamento domiciliar, 11 estão internados e dois óbitos estão sendo investigados.
.
Das 18 pessoas internadas, quatro estão respirando por aparelhos, sendo duas positivadas para a Covid. As demais se encontram em área ambiente e recebem o auxílio de oxigênio.
.
Os números apresentados são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, podem sofrer alterações. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado amanhã (27)
.
.
.
#angradosreis #prefeituradeangra #saude #coronavirus #dadoscovid

Piraí

Em Piraí até o momento foram 12 casos confirmados e 390 com suspeitas devido a estarem com síndrome gripal. Além disso, 54 suspeitos e nenhum óbito.

Rio de Janeiro (Capital)

A capital do estado já registra quase 4.500 casos com 382 mortes.

Estado do Rio de Janeiro e em todo o País

No estado do Rio de Janeiro já são 7.111 com 645 mortes.

Mortes no Estado

  • Rio de Janeiro – 367
  • Duque de Caxias – 63
  • Nova Iguaçu – 23
  • São Gonçalo – 18
  • Niterói – 17
  • Mesquita – 10
  • São João de Meriti – 10
  • Belford Roxo – 8
  • Macaé – 8
  • Petrópolis – 8
  • Itaboraí – 7
  • Maricá – 7
  • Rio das Ostras – 6
  • Tanguá – 6
  • Volta Redonda – 6
  • Magé – 4
  • Resende – 4
  • Barra do Piraí – 3
  • Cabo Frio – 3
  • Iguaba Grande – 3
  • Itaguaí – 3
  • Nilópolis – 3
  • Nova Friburgo – 3
  • Queimados – 3
  • Rio Bonito – 3
  • Mangaratiba – 2
  • São Pedro da Aldeia – 2
  • Sapucaia – 2
  • Araruama – 1
  • Arraial do Cabo – 1
  • Barra Mansa – 1
  • Bom Jardim – 1
  • Bom Jesus de Itabapoana – 1
  • Cachoeira de Macacu – 1
  • Campos dos Goytacazes – 1
  • Japeri – 1
  • Miguel Pereira – 1
  • Paracambi – 1
  • Paraty – 1
  • São Francisco de Itabapoana – 1
  • Teresópolis – 1

Brasil

No País foram registradas 4.268 mortes provocadas pela Covid-19 e 62.793 casos confirmados da doença em todo o país. Os números não param de subir e os leitos dos hospitais estão saturados. Muitos profissionais de saúde também tem ficado adoecidos. O número de testes no Brasil é muito abaixo do ideal .

Em ranking de 76 países, Brasil ocuparia a 60ª posição em número de testes por cada 1 mil habitantes; para especialistas, testagem em massa é essencial para determinar extensão do contágio e elaborar estratégias de combate ao coronavírus.

Isso significa que, atualmente, a proporção de testes por cada 1 mil habitantes no Brasil, considerando uma população de 210 milhões de pessoas, é de 0,63 (ou 63 por cada 100 mil habitantes).

Essa taxa é inferior à de muitos países do mundo, inclusive latino-americanos, como Cuba (2,65), Chile (6,43), Paraguai (0,83), Peru (4,44), Argentina (0,76) e Equador (1,15).

Também é muito mais baixa do que a de nações desenvolvidas, como Alemanha (25,11) e Itália (23,64), e dos Estados Unidos (12,08), o novo epicentro da pandemia, segundo a plataforma Our World In Data, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que compila dados oficiais de mais de 70 países e territórios. Até o momento da publicação desta reportagem, o Brasil ainda não havia sido listado porque o Ministério de Saúde brasileiro “não divulga atualizações regulares sobre testes”, disse um dos responsáveis pela coleta dos dados à BBC News Brasil.

Mas se fosse incluído no ranking, o Brasil estaria na 60ª posição entre 75 países que realizaram testes para Covid-19 até 20 de abril, à frente somente da Tailândia, Filipinas, Paquistão, Marrocos, Bolívia, Índia, Senegal, México, Uganda, Nepal, Quênia, Indonésia, Bangladesh, Mianmar, Etiópia e Nigéria, respectivamente.

Lideram o ranking Islândia (127,58), Luxemburgo, Bahrein, Estônia e Israel.

Segundo a Our World In Data, “nenhum país conhece o verdadeiro número de casos de pessoas infectadas com Covid-19. Tudo o que sabemos é o status da infecção daqueles que foram testados”.

“O número total de pessoas que testaram positivo – o número de casos confirmados – não é o número de pessoas que foram infectadas. O número real de pessoas infectadas com Covid-19 é muito maior.”

PS – O blog Boca no Trombone Itaguaí parabeniza as prefeituras de Mangaratiba e Angra dos Reis pela transparência e pela iniciativa de uso transparente dos kits de exames rápidos de detecção do novo Coronavirus nas duas cidades e pela preocupação em divulgar não somente boletins, mas também os procedimentos adotados em conjunto com tais divulgações. Só iremos vencer essa batalha com trabalho e com informações à população de todos os procedimentos adotados.

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s