Uma equipe inteira do Hospital São Francisco Xavier contraiu Covid-19 e interditou setor na última quarta-feira


Setor ficou sem atendimento no último dia 22. Falta de materiais que só foram amenizadas por doações de empresas mostram um cenário caótico da saúde pública de Itaguaí em tempos de Covid-19. Até corpos ficaram dias expostos na lavanderia do hospital

Através de ofício circular e exposto na entrada do setor de Maternidade do hospital municipal São Francisco Xavier em Itaguaí, o novo Diretor do hospital Dr José Alexandre Araújo, mal chegou e já teve que interditar o setor. Na última quarta-feira (22), toda a equipe da maternidade foi contaminada com o Covid-19 (Coronavírus). Por esse motivo, os serviços no setor ficaram suspensos naquele dia.

Os atendimentos ginecológicos e obstétricos foram direcionados para as maternidades de Seropédica, Santa Cruz e Bangu.

A falta de investimentos e de ações voltadas diretamente para o combate ao Covid-19 em Itaguaí, é o maior desafio de médicos, enfermeiros e pacientes da cidade. A falta de máscaras e de EPIs para os profissionais de saúde, tem feito funcionários virarem pacientes. A cada dia que passa mais profissionais estão ficando doente e tendo que se isolar e não podendo mais atuar na linha de frente no único hospital público da cidade.

Para piorar, muitos profissionais nos relataram que testes para exames rápidos de detecção do novo Coronavírus chegaram no hospital. Mas, segundo eles os testes são feitos em poucas pessoas e não há uma definição clara de quem pode fazer os testes. Segundo uma técnica de enfermagem, tais testes tem sido feitos apenas nos mais “chegados,” os apadrinhados, politicamente falando. Nem a secretaria de saúde e nem a prefeitura de Itaguaí, divulgaram a disponibilização desses testes. Aliás, as divulgações dos “modos operandi” nas ações concretas de combate ao Covid-19 em Itaguaí, tem sido a falta de transparência.

Durante está semana, funcionários do hospital São Francisco Xavier, denunciaram que corpos estavam há dias expostos na lavanderia do hospital, oriundos da enfermaria, sendo que lá também ficaram por um longo período. A denúncia foi feita a página do Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Itaguaí (MUSPI).

Se não fossem doações de EPIs por parte de empresas como a Vale, a situação seria ainda pior para os profissionais.

 

Outras denúncias apontam demissões de profissionais de saúde que atestam positivo para Covid-19

Novo diretor do hospital tem grandes desafios pela frente

O novo diretor do hospital Municipal São Francisco Xavier, o Dr José Alexandre Araújo, assumiu em 22 de abril. Portanto, após todas as denúncias feitas por servidores do hospital. Nosso blog perguntou para alguns profissionais sobre o novo diretor e a resposta foi positiva. Os trabalhadores tem gostado da conduta do diretor local, que segundo eles, parece não se curvar diante de uma secretaria mal administrada como a secretaria de saúde.

A secretária de saúde existe?

A secretaria de saúde da cidade, representada pela secretária Dalva Alves de Oliveira, juntamente com a prefeitura Municipal, tem feito um trabalho aquém das necessidades. Restrita apenas a divulgar os boletins de casos de coronavirus na cidade, e em parceria com a caótica secretaria de comunicação, que se limita em divulgar videozinhos e imagens que só orientam, mas que não mostram ações concretas, não são dadas as informações necessárias à população.

A secretária Dalva nunca foi vista, nunca se pronunciou e só se sabe de sua existência por assinaturas em documentos oficiais. Na maioria das vezes para compra de materiais que muitos dizem nem verem de fato.

A omissão de toda a prefeitura de Itaguaí em revelar fatos importantes como a quantidade de leitos hospitalares disponíveis , a quantidade de testes entre outros, e somados com a incompetência da secretaria de comunicação que sequer respondem as dúvidas, demonstram que além da incompetência há uma má vontade de atender os anseios da população de uma cidade que teve um aumento de 200% de casos confirmados de Covid-19 em uma semana.

Mais uma vez tentamos contato com a secretaria de comunicação/assessoria de imprensa da prefeitura Municipal de Itaguaí e mais uma vez não tiveram a competência para nos responder.

screenshot_20200425-204504_chrome1612471047014464207.jpg

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s