Mangaratiba registra segundo caso de Coronavírus


É o segundo caso oficial registrado na cidade. 44 pessoas ainda aguardam análise laboratorial para saber se estão ou não infectados. A Secretaria de Saúde da cidade, adquiriu cerca de 5.000 exames para detectar o novo coronavírus, sendo que 3.000 já estão disponíveis nesta sexta-feira

A prefeitura Municipal de Mangaratiba, através da secretaria de saúde, informou na tarde de ontem, quinta-feira, mais um caso confirmado de Covid-19 na cidade.

Este é o segundo caso e o paciente é do sexo masculino. O homem que é um profissional da área da saúde, possivelmente foi contaminado com outra profissional que era caso suspeito na época. O mesmo ainda se encontra em quarentena. A família também estará em quarentena até se cumprir o desaparecimento dos sintomas. O caso já consta na lista oficial do Estado. O primeiro caso foi registrado no dia 27/03.

A Secretaria de Saúde também ressaltou ontem no final da tarde, que há um caso com transferência para referência de casos graves, sem que haja ainda a confirmação ou não da doença. Mesmo sem ainda o resultado, a família estará em quarentena e acompanhada pelos serviços de saúde de Mangaratiba.

De 02 de janeiro de 2020 até às 19 horas de ontem quinta-feira (2 de abril), o Município de Mangaratiba registrou 58 suspeitas clinicas de infecção pelo novo coronavírus, sendo duas confirmadas, 12 já descartadas e 44 aguardam análise laboratorial. Destes 44, 43 estão em quarentena em casa e uma pessoa permanece internada.

Esta semana a Secretaria de Saúde adquiriu cerca de 5.000 exames para detectar o novo coronavírus, sendo que 3.000 já estão disponíveis a partir desta sexta-feira, 3 de abril.

Todos os pacientes se encontram em acompanhamento pela Vigilância Epidemiológica.

A prefeitura de Mangaratiba alerta para que as pessoas fiquem atentas, em sinais de sintomas respiratórios, como de gripe (febre, coriza, tosse, espirro e outros) se considere um sintomático respiratório, então já entre em quarentena, evite contato, lave o tempo todo as mãos e use máscara.

Se tiver mais pessoas na família, a pessoa deve-se comunicar com o serviço de saúde mais próximo (ESF) ou o serviço de saúde mais próximo. Se houver mais de 3 dias com febre, que baixa com antitérmico e volta com dificuldades de respirar, procurar o serviço de saúde. Vale lembrar que, não é o resultado laboratorial que faz o diagnóstico, são os sintomas da síndrome gripal.

A Secretaria de Saúde reforça que não fará teste em pacientes que não estejam enquadradas no protocolo do Ministério da Saúde, ou seja, que não vieram de regiões consideradas endêmicas, que não apresentem sintomas característicos da contaminação pelo vírus segundo protocolo do Ministério da Saúde.

O sistema de saúde pública da cidade, ressalta que qualquer paciente que apresente sintoma do Covid-19 é orientado a permanecer em quarentena domiciliar no prazo mínimo de 14 dias até que apresente sintomas da doença. E neste período passam por monitoramento pela área epidemiológica.

Também ressaltou que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, podem sofrer alterações. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado hoje, dia 03/04/2020, no final do dia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Mangaratiba

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s