Itaguaí, Seropédica, Mangaratiba e Angra não tem nenhum caso de COVID-19 até o momento


Em Mangaratiba uma senhora tem suspeita da doença, mas ainda não procurou o sistema de saúde pública da cidade. Campanhas de vacinação de idosos contra (Influenza/H1N1) em Seropédica já começaram e em Mangaratiba se inicia nesta segunda-feira 23. Os idosos serão vacinados em casa. Já em Angra dos Reis a vacina vai estar disponível das 9h às 16h nas unidades de saúde que possuem sala de imunização, e será oferecida com horários definidos por cada posto de saúde

Itaguaí

Até ontem, dia 21 de março, às 19h50, nenhum caso de coronavírus foi confirmado em Itaguaí. Apenas dois casos suspeitos que já receberam atendimento, estão em isolamento e passam bem aguardando o resultado do exame via Ministério da Saúde. Os moradores devem seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde e ficar em casa. Saindo apenas por extrema necessidade.

Mangaratiba

Desde a última sexta-feira, 20/03, a Prefeitura de Mangaratiba vem tendo acesso a uma informação, via Redes Sociais, de uma senhora, cujo o pai mora em Ibicuí, de nome Martha Picorelli, que diz estar há 8 dias com sintomas de COVID-19.

Desta forma, a prefeitura local esclarece que:

A ) Em momento nenhum foi feito contato por parte da referida senhora com a Secretaria de Saúde.

B) Não foi na Rede Municipal de Saúde que a referida senhora fez o exame Swab para coletar resíduos microbiológicos com a finalidade de estudos clínicos para saber se a pessoa tem ou não COVID-19.

C) Até onde temos informação a suposta contaminação da referida senhora é uma auto-declaração e a Secretaria de Saúde ainda não tem essa confirmação oficial.

D) Lamentamos, se de fato for verídica a informação, que a referida senhora tenha vindo para o nosso município, já sabendo que era portada de COVID-19, de transporte público e a ainda com pai idoso em sua residência, conforme os relatos que são colocados em Redes Sociais.

E) Estamos em contato com a Secretaria Estadual de Saúde para obter informações no banco de dados estadual se consta algum exame em nome de Martha Picorelli.

F) Não cabe à Secretaria de Saúde ir até a residência da referida senhora. Pedimos que seja feito um contato com a nossa Secretaria para que o monitoramento seja feito, como temos agido desde o início da pandemia com os pacientes nos quais suspeitamos, realmente, que haja a presença da doença. O contato pode ser ser feito pelo telefone (21) 98556- 7427 (via whatsapp).

G) Resaltamos que qualquer paciente que apresente sintoma do Covid-19 é orientado a permanecer em quarentena domiciliar no prazo mínimo de 14 dias até que apresente sintomas da doença. E neste período passam por monitoramento pela área epidemiológica.

H) Lembramos que, no momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população no geral. Quem estiver saudável não precisa se preocupar com isso. Mas todos devem sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos. São cuidados simples, importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas.

Mangaratiba precisa vencer mais essa batalha. Fique em casa, informe-se e previna-se.

Site da prefeitura de Mangaratiba, 22 de março de 2020.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO EM MANGARATIBA COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA (23) E SERÁ DIVIDIDA EM ETAPAS. IDOSOS SERÃO IMUNIZADOS EM CASA.

Mangaratiba inicia nesta segunda-feira (23) a Campanha de Vacinação contra Gripe (Influenza/H1N1). Esse ano a imunização vai começar mais cedo e terá uma programação diferenciada. A decisão de antecipar a aplicação das doses foi tomada pelo Ministério da Saúde a fim de minimizar possíveis casos de gripe no próximo inverno e colaborar com a situação de Emergência Internacional de Saúde Pública decorrente do coronavírus.

O cronograma da Campanha será feito da seguinte forma. No dia 23/03 a vacinação começa somente para idosos com mais de 60 anos. Porém, não haverá aplicação de vacina nos postos de saúde. Os idosos serão imunizados em suas próprias casas. A Secretaria de Saúde de Mangaratiba reforçou o número de veículos e montou uma logística especial para atender todas as pessoas com mais de 60 anos. A imunização começa no dia 23/03 e irá se estender por 15 dias.

A Secretaria de Saúde vai vacinar todos os idosos cadastrados na base de dados do município. Mas, caso alguma pessoa com mais de 60 anos não receba a visita dos agentes de saúde dentro de 15 dias, um familiar ou vizinho pode procurar a unidade de saúde mais próxima e avisar ao agente que a imunização não foi realizada. Basta levar o nome completo do idoso, endereço e telefone de contato, para que o serviço possa ser agendado.

Depois da primeira etapa, só haverá vacinação nos dias 16/04 e 09/05. Até lá a Secretaria de Saúde irá divulgar como será feito o atendimento ao público-alvo restante, que é formado por: professores, doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas, mães no pós parto, pessoas com mais de 55 anos, indígenas e pessoas com deficiência.

Segundo o prefeito Alan Bombeiro, a atitude de antecipar a Campanha de Vacinação foi de grande importância. “Enquanto não se desenvolve uma vacina contra o COVID-19, a imunização contra a gripe pode ajudar a combater indiretamente a atual pandemia. Ela é fundamental para não sobrecarregar a rede de atendimento, facilitar o diagnósticos e reduzir complicações. Fiquem em casa e aguardem a chegada da equipe da Secretaria de Saúde”.

Seropédica

Em Seropédica nenhum caso foi confirmado. A prefeitura da cidade está antecipando a vacinação da influenza, e vacina idosos com mais de 60 anos em casa.

Centenas de idosos começaram a ser vacinados em Seropédica ontem sábado (21), a medida tem como principal objetivo não expor a população em locais de possível contaminação do CORONAVÍRUS. A primeira etapa vacinou idosos cadastrados nas ESF’S (postinhos), os idosos e demais pessoas que não tiverem o cadastro pelo:

e-mail:

vacinainfluenzaseropedica@gmail.com

Envie com nome completo, telefone e endereço.

Angra dos Reis

O município mais turístico da Costa Verde também não detectou nenhum caso da doença. Mas há algumas pessoas com suspeitas.

A vacina vai estar disponível das 9h às 16h nas unidades de saúde que possuem sala de imunização, e será oferecida com horários definidos por cada posto de saúde. A equipe da unidade fará um esquema de hora marcada para idosos, com contato por telefone e livre demanda com fluxo orientado. Em caso de dúvida, ligue para a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Os telefones estão disponíveis no nosso site http://www.angra.rj.gov.br. Lembramos que o Ministério da Saúde vai priorizar a imunização dos idosos para resguardá-los, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias comuns e este público é mais vulnerável ao coronavírus.
.
.
.
#angradosreis #saude

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s