Unidades de atenção básica serão a porta de entrada para os pacientes com sintomas do covid-19 em Itaguaí


Caso os sintomas se agravem, procurar a unidade de saúde (ESF, UBS ou Clínica da Família) mais perto de sua casa

 

A Prefeitura de Itaguaí reuniu coordenadores e enfermeiros das unidades de atenção básica no Centro Educacional de Itaguaí (CEI) para passar as instruções sobre como será o fluxo de atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus (covid-19) no município de acordo com as normas e diretrizes do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde orientou e tirou as dúvidas dos profissionais sobre como identificar os sintomas da covid-19, o jeito correto de fazer a notificação do caso suspeito, o controle de insumos e medicamentos utilizados, como explicar a doença para comunidade e a importância da observação da área de atendimento.

A principal recomendação repassada durante a reunião foi em relação ao primeiro atendimento. A pessoa que apresentar os sintomas do coronavírus (ver abaixo) deve inicialmente ficar em casa, isolada de familiares e amigos, durante 14 dias. Caso os sintomas se agravem, procurar a unidade de saúde (ESF, UBS ou Clínica da Família) mais perto de sua casa. Lá, o paciente será atendido por profissionais devidamente capacitados que irão identificar o problema e, em caso de necessidade, fazer o encaminhamento para o Hospital Municipal São Francisco Xavier.

 

A reunião contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Zóia; do subsecretário Syrtho Ferreira da Costa Júnior; da diretora de Atenção Básica, Heloísa Helena; e do coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Jadir Neto, que ao lado do coordenador geral de Farmácia, Bruno Oliveira da Silva, passou as orientações aos profissionais presentes.

Sintomas do coronavírus

– Febre

– Coriza

– Tosse

– Dificuldade para respirar

Governo montou gabinete de crise para tomadas de decisões

O Prefeito se reuniu com representantes de todas as secretarias municipais na noite da última sexta-feira (13/03), na Prefeitura de Itaguaí, para montar uma estratégia de prevenção contra o coronavírus; seguindo a recomendação do governo do Estado do Rio de Janeiro. Um Gabinete de Crise foi instituído para tomadas de decisões em conjunto, com o objetivo de otimizar as ações emergenciais e minimizar os impactos da pandemia. Entre as principais medidas adotadas, está a suspensão das aulas na rede municipal por 15 dias iniciada na segunda-feira (16/03).
Seguindo as recomendações do Governo do Estado, a Prefeitura suspendeu as aulas por 15 dias, assim como eventos e atividades com público, cinema, teatro e afins. Servidores com mais de 60 anos também devem realizar suas atividades em home Office quando possível e os que apresentarem algum sintoma devem comunicar a Secretaria Municipal de Saúde e ficar em isolamento. O decreto completo, com as instruções de como proceder, está publicado na edição 799, do Jornal Oficial.

Fonte site da prefeitura de Itaguaí

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s