Coronavírus: IFRJ suspende aulas por cinco dias


Em nota publicada no site da instituição, reitor declarou que a suspensão corresponde ao tempo médio de incubação do vírus, de acordo com orientações dos órgãos de saúde. Governador Wilson Witzel vai anunciar nos próximos dias a paralisação das aulas em escolas públicas e privadas a partir da próxima segunda-feira, segundo site

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) anunciou, nesta quinta-feira, a suspensão das atividades da instituição por 5 dias, de 13 a 17 de março, como medida preventiva ao coronavírus. O IFRJ é a primeira instituição do estado do Rio a suspender suas atividades.

Em nota, o reitor Rafael Almada declarou que a suspensão corresponde ao tempo médio de incubação do vírus, de acordo com orientações dos órgãos de saúde e que “as medidas adotadas visam garantira tranquilidade e a segurança de nossa comunidade, bem como de todas as pessoas que circulam em nossas unidades”.

O IFRJ informou ainda que, no pronunciamento feito pelo Ministério da Educação (MEC) na última quarta-feira (11), ainda não há recomendação para suspensão de aulas.

Confira a nota na íntegra:

Nesta quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A medida foi tomada diante do cenário internacional, com a doença espalhada por diversos continentes em virtude da transmissão sustentada entre as pessoas. O Ministério da Saúde já contabiliza 60 casos pelo país, segundo balanço divulgado na manhã desta quinta-feira (12). O número de casos vem crescendo rapidamente, uma vez que o vírus é altamente contagioso.

O Ministério da Educação (MEC) lançou uma nota nesta última quarta-feira (11), informando ainda não haver recomendação para a suspensão de aulas. O MEC destacou também orientações às instituições de ensino para que haja o reforço nas ações preventivas contra o coronavírus, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Além disso, o MEC instituiu o Comitê Operativo de Emergência (COE/MEC) com o objetivo de gerenciar questões inerentes a assuntos sensíveis, de repercussão nacional.

Diante do cenário de pandemia declarada, o reitor do IFRJ torna público à sua comunidade o PROTOCOLO EM CASO DE SUSPEIÇÃO E CONFIRMAÇÃO DE CORONAVÍRUS. Construído pelos profissionais de saúde e gestores do IFRJ a partir de orientações oficiais dos órgãos nacionais e internacionais de controle, o protocolo apresenta orientações aos servidores e estudantes em caso de suspeita ou infecção pelo coronavírus.

O Governo Federal também disponibilizou um site com informações sobre o vírus, como se proteger dele e o que fazer caso você identifique algum dos sintomas (https://saude.gov.br/coronavirus).
Por fim, com o intuito de gerar tranquilidade em nossa comunidade, a gestão do IFRJ criou o Comitê Operativo de Emergência (COE/IFRJ), Portaria n.º 062/2020, a fim de: incorporar todas as orientações e medidas definidas pelos órgãos competentes, ampliar o protocolo interno caso seja necessário, definir novas ações e suspensões e avaliar os casos excepcionais.

Além disso, preventivamente e por um período de 5 (cinco) dias, de 13 a 17 de março, estão suspensas as atividades nos seus Campi e na Reitoria, correspondendo ao tempo médio de incubação do vírus, conforme orientações dos órgãos de saúde (https://www.infectologia.org.br/pg/1558/informativo-sobre-o-novo-coronavirus-para-profissionais-da-saude-e-publico-em-geral).

Destaca-se que todas as medidas adotadas visam garantir a tranquilidade e a segurança de nossa comunidade, bem como de todas as pessoas que circulam em nossas unidades. A Reitoria do IFRJ continuará em trabalho permanente no sentido de proteger nossa comunidade em todos os momentos, principalmente nos mais difíceis.”

Fonte: O Dia

GOVERNADOR WILSON WITZEL VAI ANUNCIAR PARALISAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS NOS PRÓXIMOS DIAS, SEGUNDO SITE

O Governador Wilson Witzel vai anunciar nos próximos dias a paralisação das aulas em escolas públicas e privadas a partir da próxima segunda-feira, segundo o site “Agenda do Poder.” O decreto está sendo redigido agora à noite. As escolas públicas, estabelecimentos em que o cumprimento é compulsório, farão antecipação do período de férias.

Mais cedo, em entrevista ao Jogo do Poder, o Coordenador da Comissão de Controle do Coronavírus da Câmara, deputado Dr. Luizinho, afirmou que a medida seria inevitável, dada a velocidade de propagação do vírus no Rio.

Responsável por grandes campanhas de imunização como a da febre amarela, durante o período que ocupou a Secretaria de Saúde do Estado do Rio, o deputado se mostra preocupado com a possibilidade de propagação acelerada do Covid-19 em regiões de baixa renda onde até cinco moradores dividem mesmo cômodo na residência.

-A situação pode ser tornar ainda mais grave. Devemos agir rapidamente. Não adianta tomar estas medidas depois de o vírus ter se propagado geometricamente como aconteceu na Itália – advertiu.

Segundo ele, além de escolas e universidades, repartições públicas e empresas privadas deverão operar com pessoal em home office, de modo a evitar a propagação do vírus. Integrante da Comissão de Saúde, Luizinho disse que já está assegurado o remanejamento orçamentário de R$ 5 bilhões para o Ministério da Saúde, em parceria com governaos estaduais e prefeituras, deflagrar as estratégias de enfrentamento do vírus, que já se propaga no Rio de modo sustentado, entre moradores que não viajaram ao exterior tampouco tiveram contato com pessoas oriundas de países nos quais a situação se agravou demasiadamente como a Itália.

A entrevista, em que Dr Luizinho fala também de política, da relação tormentosa do Congresso com o Governo, e das eleições municipais, irá ao ar às 23h15 na Rede CNT de Televisão.

http://www.agendadopoder.com/lstarticle.aspx?id=2040

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s