Já os valores orçamentários… continuam os mesmos
Durante a sessão desta terça-feira (10), a Câmara Municipal de Itaguaí (CMI) aprovou, por 12 votos favoráveis contra cinco, um projeto de lei (PL), que altera o Artigo 45 da Lei Orgânica do Município, reduzindo de 17 para 11 vereadores a Casa Legislativa.
A PL é de autoria do vereador Gil Torres (Podemos). No ano passado, na sessão de 15 de outubro, Gil sugeriu a redução de 17 para 13. Contudo o vereador Noel Pedrosa (Avante), atual presidente da Casa propôs uma subemenda para que a redução fosse de 17 para 11.
Apesar da redução do número de cadeiras, o valor anual destinado à Câmara é o mesmo, conforme a LDO e não há na PL, indicação de redução para 2021. Isso significa que os recursos financeiros serão maiores para os futuros legisladores do que os atuais.
Os parlamentares que votaram a favor da redução foram: Noel Pedrosa, Carlos Kiffer, Vinícius Alves, Gil Torres, Ivan Charles, Reinaldo do Frigorífico, Genildo Gandra, Fábio Rocha, Minoru Fukamati, Roberto Lúcio Espolador Guimarães, Sandro da Hermínio e Valtinho Almeida. Os vereadores que foram contrários a redução foram: André Amorim, Haroldo de Jesus, Nisan César, Waldemar Ávila e Willian Cezar.
Uma grande insatisfação tomou conta em alguns possíveis candidatos nas eleições de 2020. Eles pretender entrar com uma ação conjunta para anular a sessão.