Eider Dantas, Amauri Ferreira e Padre Rafael Scarfó foram agraciadas com doação. Projeto leva cinema e livros para escolas do Rio de Janeiro. Além de Itaguaí outros municípios estão sendo contemplados. Prefeituras não terão despesa alguma com o projeto. Mais de 5.000 estudantes de Itaguaí, Mangaratiba, Barra Mansa, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin e Comendador Levy Gasparian têm acesso ampliado à cultura por meio de cinematecas e bibliotecas gratuitas.
Seis municípios do Rio de Janeiro estão recebendo entre os dias 12 a 20 de agosto o projeto Cinemateca – Escola e Vida, que está em sua terceira edição. A iniciativa irá doar 2.880 materiais, incluindo livros e outras mídias, que serão utilizados por mais de 5.000 estudantes de escolas públicas do estado.
Realizado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da MRS Logística e produção da Incentivar, o projeto doa para cada escola uma estrutura com um acervo de 40 mídias em DVD e uma biblioteca com 150 livros de diferentes editorias infantis, incluindo três obras em braile.
Nesta edição, o Cinemateca – Escola e Vida atende os municípios fluminenses de Itaguaí, Mangaratiba, Barra Mansa, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin e Comendador Levy Gasparian.
“Toda criança tem direito a cultura para expandir seu universo, alimentar sua imaginação e aprender. Esse projeto quer levar esse direito aos estudantes do Rio de Janeiro” afirma o supervisor de marketing do grupo Incentivar, Welson Ribeiro.
A especialista em Relações Institucionais da MRS Logística, Verônica Mageste, ressalta a importância do acesso às artes no desenvolvimento de crianças e adolescentes e para as comunidades. “Notamos que muitos municípios, de nossa abrangência de atuação, não dispõem de cinemas e bibliotecas. Nesse sentido, as cinematecas servem tanto às atividades pedagógicas quanto ao lazer e integração nas comunidades, em ações envolvendo pais, alunos e professores”, conclui.
Assessoria de Comunicação Grupo Komedi
Polêmica em Itaguaí
Durante a cerimônia de entrega da sala, a secretária de educação e mulher do prefeito de Itaguaí, Andreia Marcelo Busatto discursou sobre, e segundo pais de alunos a secretária fez menções ao prefeito da cidade, como se fosse a prefeitura a responsável pela ação, segundo alguns presentes. Durante seu discurso, uma mãe de aluno interpelou e relatou que a empresa MRS era a única responsável pela benesse. Os responsáveis em contato com nosso blog nos relataram que a bela ação estava servindo de palco eleitoral para o atual prefeito da cidade. A mãe que interrompeu o discurso da secretária nos disse que teve tal iniciativa devido a saber de tudo que ocorria e que não achava justo tentar ludibriar os presentes. Andreia que estava acompanhada do vice prefeito Aberlardinho Goulart não mais se pronunciou após ser interrompida. Entramos em contato com a prefeitura de Itaguaí que não nos retornou o contato.
Mangaratiba recebeu as salas nesta terça-feira
Nesta terça-feira (13), duas escolas municipais de Mangaratiba também foram contempladas com as cinematecas.
O secretário de Educação, Valdemar Neto, falou sobre a iniciativa. “Estamos muito felizes com esse projeto. É mais uma forma de ensinar e transmitir conhecimento. O prefeito Alan Costa não pôde comparecer, mas também está muito feliz com esta parceria”.
Segundo a diretora da escola Caetano de Oliveira, Gisele Testana o projeto é muito enriquecedor para a prática pedagógica. “Ele traz uma diversidade de formas de trabalhar com os alunos, permite apresentar o conteúdo de uma maneira diferenciada”. “Nossa escola teve um ganho muito grande, muito importante. Estamos vibrando e a comunidade mais ainda. Temos muito que agradecer às empresas por terem dado essa oportunidade para nossas crianças”, acrescenta a adjunta da Diogo Martins, Mirian.
“Notamos que muitos municípios, de nossa abrangência de atuação, não dispõem de cinemas e bibliotecas. Nesse sentido, as cinematecas servem tanto às atividades pedagógicas quanto ao lazer e integração nas comunidades, em ações envolvendo pais, alunos e professores”, comentou a especialista em Relações Institucionais da MRS Logística, Verônica Mageste.
Para o aluno do 9° ano da escola de Itacuruçá, João Victor Miranda, o projeto é muito importante. “Qualquer apresentação visual ou auditiva ajuda muito mais na fixação do conteúdo da matéria”, completou.
Datas das entregas da “Cinemateca – Escola e Vida”
Itaguaí – 12/08
Mangaratiba – 13/08
Barra Mansa -14/08
Barra do Piraí -15/08
Paulo de Frontin 19/08
Levy Gasparian- 20/08
Fonte em Mangaratiba: Prefeitura Municipal