O Dia do Desafio é celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. Mas para a secretaria de educação de Itaguaí, o dia é 25 de maio. Erro pedagógico ou “mundo paralelo”
O principal objetivo desta data é motivar a população a prática de atividades físicas, seja para melhorar a saúde física como também a mental.
Nesta data, as comunidades de diferentes cidades do Brasil e toda a América Latina se reúnem para disputar, amistosamente, competições e desafios que estimulam o corpo.
A proposta é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário.
Origem do Dia do Desafio
Originalmente, o Dia do Desafio foi criado no começo da década de 1980, no Canadá, mas om o passar dos anos, o espírito do Dia do Desafio se consolidou e espalhou-se por todo o mundo.
Atualmente, esta é uma iniciativa apoiada pela International Sport and Culture Association (ISCA), e promovida pela Tafisa e Unesco.
No Brasil, o Dia do Desafio foi realizado pela primeira vez em 1995, em parceria com a The Association for International Sport for All(Tafisa). A partir do ano 2000, quem assume a organização do evento é o Sesc São Paulo.
Em 2015, o Dia do Desafio passou a integrar o Programa Move Brasil, como mais uma ferramenta para garantir a meta de incentivar a prática de atividades físicas e esportes em todo o país.
Mas em Itaguaí…
Já na cidade de Itaguaí, parece haver um “mundo paralelo”. Pois a secretaria de educação, convidou os servidores das escolas participar do “Dia do desafio ” no Sábado dia 25/05. Dia errado e num sábado letivo onde no calendário escolar foi computado 8 dias além dos 200 obrigatórios. E não foi dado 8 pontos facultativo em 2019. Por se tratar de um convite, há a possibilidade de nenhum servidor aceitar esse convite de trabalhar em dia de folga.