Ministério Público do Rio abre inquérito para apurar condições de trabalho das merendeiras


O Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) instaurou um inquérito civil contra a Secretaria Municipal de Educação (SME) para apurar as condições de trabalho das merendeiras que atuam nas escolas do município do Rio. A secretaria tem 30 dias para se manifestar sobre o caso.

De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE/RJ), autor do pedido ao MPRJ, das cinco mil merendeiras, três mil estão em outras atividades por conta de doenças provocadas pelo exercício da profissão.

— A maioria de nós tem hérnia de disco, problemas no ombro por conta do excesso de peso das panelas que pegamos; problemas de visão por causa do vapor quente das comidas e também tem o fato que manuseamos facas, somos expostas ao fogo, ao gás de cozinha e não temos direito à insalubridade e periculosidade — contou a merendeira Cristiane Rodrigues.

O Sepe/RJ disse que desde a década de 90 faz denúncias sobre as condições de trabalho das merendeiras para os órgãos públicos responsáveis.

— Uma pesquisa feita pela Fiocruz naquela época constatou que a vida útil dessas profissionais não chegava a sete anos. E de lá para cá as coisas pioraram. Muitas vezes, elas atuam sozinhas nas cozinhas das escolas, pois não há a renovação de profissionais por meio de concursos e mais de 60% das merendeiras do município foram readaptadas para outras funções — contou a coordenadora geral do Sepe/RJ, Izabel Cristina Costa.

O advogado do sindicato, José Eduardo Figueiredo Braunschweiger, disse que o ideal é tentar solucionar a questão sem uma ação judicial. — Queremos chamar uma audiência especial com o MPRJ para fazer um acordo entre as partes, porque a situação é muito grave, com rotinas de trabalho análogas à condição escrava, adoecimento em massa e assédio moral.

O EXTRA tentou contato com a Secretaria Municipal de Educação, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.

Jornal Extra

Anúncios

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s