Mais de 6 milhões já foram gastos
Matéria do G1
Em estado de calamidade financeira desde o ano passado, prefeitura já gastou mais de R$ 6 milhões em evento comemorativo. Enquanto isso, emergência do único hospital municipal está fechada por falta de recursos.
O problema, segundo o MP-RJ, é que a Prefeitura de Itaguaí declarou estado de calamidade financeira no ano passado e não tem condições de arcar com despesas básicas como salários e o sistema municipal de saúde.
A emergência do único hospital público da cidade, o Hospital Municipal São Francisco Xavier, está fechada por falta de recursos.
“Estamos trabalhando como se estivéssemos na guerra. Faltam insumos, falta gaze, fralda, medicação, álcool. Os pacientes estão entregues. Os pacientes estão morrendo”, diz um funcionário do hospital municipal de Itaguaí.
A UPA de Itaguaí também está fechada. E os servidores municipais estão com salários atrasados.
A ação do MP-RJ pede o cancelamento dos gastos com a festa até que seja restabelecido o equilibrio financeiro do governo municipal. O documento afirma que “o momento atual e recente de Itaguaí impõe, portanto, certas limitações de ordem orçamentária e financeira, que divergem diametralmente das opções de seu governante (o prefeito Charlinho Busatto)”.
“Existem outras ilegalidades orçamentárias e técnicas com os gastos dessa festa”, afirma a promotora Adriana Garcia, autora da ação.
http://globoplay.globo.com/v/6842829
Comandanda por Charlinho Busatto, a prefeitura alegou que há uma lei que proíbe o uso dos royalties do petróleo para gastos com saúde. Questionada, no entanto, não informou o número da lei e nem o seu conteúdo.
Se à Expo acontecer de fato depois de tudo isso; não sei onde nós iremos parar com esse governo … É!!!
CurtirCurtir