Roubaram o seu celular? Bloqueie o IMEI e deixe o vagabundo com um aparelho inútil em mãos


Todo celular tem um registro digital que o torna único e o protege. Trata-se de um número de 15 dígitos que o identifica, conhecido como IMEI (International Mobile Equipment Identity, ou identidade internacional de equipamento móvel).

 

Os primeiros seis dígitos, conhecidos como TAC (Type Allocation Code), indicam o local onde o telefone foi criado. Os dois seguintes, FAC (Final Assembly Code), permitem saber quem é o fabricante. Completam a lista o número de série e um dígito verificador.

– Digite *#06# nele e aperte discar

 

– Procure “sobre o celular” no menu “ajustes”

 

– Também pode estar embaixo da bateria, em um adesivo com o número impresso

 

– Olhe na caixa do aparelho, na parte de trás do celular ou na ‘bandeja’ do cartão SIM (se for um iPhone)

 

Mas afinal, para que serve esse número?

 

Bloqueio de IMEI

Se você tem certeza de que perdeu seu smartphone para sempre, certifique-se de não realizar apenas o bloqueio do número telefônico, já que um novo chip SIM resolve este problema para o ladrão. Sua arma mais poderosa para inutilizar o celular na mão do ladrão é o bloqueio de IMEI, um código numérico que identifica o modelo do smartphone.

 

Ao realizar esta trava, o aparelho se torna inútil na mão do criminoso ou do receptador, desencorajando possíveis atos semelhantes no futuro. Bloquear o IMEI de um celular roubado é praticamente uma obrigação civil.

 

Portanto, se isso acontecer com você, registre o boletim de ocorrência o mais breve possível na Polícia Civil. É possível registrar a queixa pela internet no site da Secretaria de Segurança Pública do seu estado.

 

É recomendável ter o B.O. registrado antes de fazer o requerimento de bloqueio na operadora. Caso você recupere o celular depois de bloqueá-lo, é possível comunicar novamente a operadora para que ela libere novamente o smartphone.

 

Como obter o número de IMEI

 

Ter o número do IMEI do seu celular é importantíssimo. Se você ainda o tem em mãos, abra o aplicativo de chamadas telefônicas e digite *#06#. Isso vale para Android, iOS e Windows Phone. Anote o número que vai aparecer na tela e guarde-o em algum lugar seguro e fácil de lembrar.

 

No entanto, existe a possibilidade de você já ter perdido o aparelho e não ter guardado o número. Normalmente, ele vem marcado na caixa do celular. Caso você tenha jogado no lixo (recomendamos profundamente guardá-la pelo menos enquanto você ainda usa o produto), existem outras formas de descobrir:

 

No Android:

Acesse o site https://www.google.com/settings/dashboard. O site mostra todos os dispositivos conectados na sua conta do Google com o número de IMEI.

 

No iPhone:

O iTunes instalado no seu computador mostra o número de IMEI do iPhone que você conectou à sua máquina.

Antivírus

Muitos antivírus gratuitos para Smartphones, já oferecem em seus aplicativos opções de localização do aparelho, emitir som alto, registro de fotos à distância entre outros em caso de roubo. NUNCA SE ESQUEÇA DE DEIXAR SEMPRE SEU GPS LIGADO. Normalmente você usa seu email de identificação e sua senha após configurá-lo no seu Smartphon e tem controle sobre ele remotamente enquanto ele estiver ligado. Muitos possibilitam até tirar fotos à distância, o que pode facilitar até para a identificação do bandido para a polícia. Leia todas as funções possíveis dos antivírus e se proteja. Lembrando sempre que a busca por um bandido é trabalho da polícia.

NUNCA SE ESQUEÇA. SE COMPRAR UM CELULAR USADO EXIJA NOTA FISCAL DE COMPRA. PORQUE SE NÃO O PREJUÍZO MORAL E FINANCEIRO SERÁ TODO SEU.

 

Anúncios

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s