Exija a nota fiscal de compra do produto, se negarem não faça negócio
Com a crise financeira que atingiu o país, os grupos de Facebook que oferecem a possibilidade de todos venderem mercadorias cresceu muito nos últimos anos. Mas, isso também ajudou muito aos bandidos. Pois, devido a essa nova forma de comércio, eles agora vendem os produtos de seu roubo de forma descarada, em especial smartphones. É fácil notar nesses grupos aparelhos com baixo valor, mesmo sendo marcas que normalmente custam mais. Outro detalhe é que normalmente os produtos duram pouco e até em poucas semanas já não servem mais. Isso se a polícia já não estiver rastreado o aparelho e localizá-lo com o novo comprador. A polícia já está monitorando esses grupos e essa atuação do crime.
Como se proteger
Se você faz parte de um desses grupos fique atento antes de negociar.
- Desconfie de quem vende muitos produtos ao mesmo tempo e com preços muito baixos
- Se você desconfiar não entre em contato com o “vendedor.”
- O mais importante PERGUNTE E EXIJA A NOTA FISCAL DO PRODUTO. Normalmente é aí que você tem a certeza de que a mercadoria nunca foi de fato do “vendedor.”
Caso verifique de que se trata de mercadoria roubada entre em contato com a polícia ou faça uma denuncia pelo disque denúncia no telefone 2253-1177
Quem é responsabilizado em caso de negócios de produtos roubados?
Assim como em lojas físicas, quem vende ou compra até mesmo pela internet, produtos de roubo, responde criminalmente podendo pegar 10 anos de prisão.
Reportagem do Fantástico sobre roubos de celulares