Itaguaí se previne contra Infecções Sexualmente Transmissíveis no carnaval


Foliões contarão com mais de 70 mil preservativos nas unidades de saúde do município

Falta pouco para o carnaval. Em meio a festa que alegra milhares de pessoas em todos os lugares, a Prefeitura de Itaguaí tem uma preocupação: o aumento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) após o período de comemoração. É por isso que a Secretaria de Saúde do município está preparando ações que visam conscientizar e mobilizar a sociedade em relação à incidência de novos casos.

 

Ao todo as unidades de saúde receberão mais de 70 mil preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante. A Associação de Blocos de Itaguaí receberá mais de 28 mil camisinhas, através da Secretaria de Eventos, para serem distribuídas aos foliões.

 

“No carnaval nosso objetivo é conscientizar a população sobre a vulnerabilidade a que ela acaba se expondo mediante a prática do sexo sem preservativo”, destaca o Coordenador do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, Roberto Leal.

 

Teste Rápido

 

Uma novidade que já começa a valer neste carnaval é o teste rápido de HIV realizado toda terça e quinta-feira no Centro de Testagem e Aconselhamento do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais na Rua Ari Parreiras, 1.622, bairro Engenho. Em caso de resultado positivo, a secretaria inicia a medicação imediatamente e garante o atendimento médico em até sete dias com toda a equipe multidisciplinar conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

 

“Cabe ressaltar que as pessoas expostas ao sexo sem preservativo devem fazer o PEP (Profilaxia Pós Exposição) em até 72 horas após a última exposição sexual. Isso diminui o risco de desenvolver o vírus do HIV. Esse medicamento é oferecido de forma gratuita no programa IST/AIDS”, explica o coordenador.

 

O PEP é um coquetel de medicamentos que deve ser tomado durante o período de 30 dias para diminuir a chance de desenvolver o vírus HIV.

 

Ação na Rodoviária

 

Como forma de ajudar na conscientização das pessoas, o Programa de IST/AIDS e Hepatites virais vai realizar uma ação com distribuição de kits com camisinhas e gel lubrificante na rodoviária do município no dia 9 de fevereiro, a partir das 9 horas.

 

IST

 

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microorganismos. A transmissão ocorre por meio de contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa infectada. O contágio também pode acontecer da mãe para criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. As principais ISTs são sífilis, HIV, gonorreia e HPV.

Foto: Rui Okada

Fonte: Prefeitura de Itaguai

 

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s