Blitz da Saúde movimenta terminal rodoviário de Itaguaí


Usuários puderam fazer exames de câncer bucal e de hanseníase

 

A Secretaria de Saúde de Itaguaí fez uma atividade no Terminal Rodoviário de Itaguaí, nesta sexta-feira (2/2), oferecendo aos usuários a possibilidade de fazerem exames rápidos para detectar sinais de câncer bucal e de hanseníase. Aqueles que eram detectados sinais de uma das doenças eram orientados e encaminhados para uma unidade de saúde da rede municipal. Durante a ação foram distribuídos folhetos explicativos aos passageiros e de preservativos masculino e feminino.

 

A procura pelos serviços foi grande por parte dos usuários, que adiaram o embarque em um dos ônibus que fazem ponto no local, para serem avaliados pelos profissionais de saúde.  A diretora de Atenção Básica do município, Márcia Vieira, destacou a importância do trabalho realizado, até porque ambas as doenças são silenciosas. Ou seja, a pessoa só sabe quando estão em estágio avançado.

 

“É importante termos vindo para a rua, porque são doenças silenciosas e na maioria dos casos, são descobertas pelos profissionais e tratadas. A hanseníase, por exemplo, a cidade tem um programa de atendimento que funciona na sede da Vigilância em Saúde, no Centro, que atende as pessoas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e através do tratamento a possibilidade de cura é grande. A população deve sempre procurar um profissional de saúde para maiores esclarecimentos”, explica Márcia Vieira.

 

Hanseníase e problemas bucais

 

Uma das doenças mais antigas da história da humanidade, a hanseníase (popularmente conhecida como lepra), afeta anualmente milhares de pessoas no país. Aliás, o Brasil ocupa a vice-liderança de casos na América Latina. Segundo a médica Marinéia Moreira, hanseníase pode deixar sequelas, se o paciente não tratar a tempo.

 

“É uma doença que na maioria dos casos tem cura, desde que a pessoa siga corretamente as orientações do médico. O Brasil é um dos países com o maior índice de registro da doença, por isso a importância desta ação que está sendo feita”, diz a médica.

 

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, e é considerada uma das mais antigas da história da humanidade, havendo relatos dela mil anos antes de Cristo, no entanto, o registro oficial aconteceu somente em 1873, pelo médico norueguês Gerhard Armauer Hansen, responsável pela identificação do bacilo causador da doença.

 

Entre os principais sintomas são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, caroços, mãos e pés dormentes entre outros.  A transmissão de uma pessoa portadora da doença é através das vias aéreas, fala e espirros.

 

Enquanto um grupo de frequentadores do terminal eram avaliados para detectar casos de da doença, outros foram examinados pela equipe da Saúde Bucal do município. Mesmo quem pretendia embarcar para uma das praias da região, aproveitou a oportunidade para saber que a não havia qualquer problema.

 

Foi o caso Fabrício Melo que foi avaliado por um dos dentistas que participaram da blitz da saúde. “Achei ótimo terem feito isso aqui no terminal. Fiquei mais tranquilo, recebi várias orientações do dentista. Aproveitei para pegar os preservativos, afinal está chegando o carnaval, e é bom estar prevenido”, comenta.

 

Para o dentista Alexandre Giannini a blitz deixa um saldo positivo. “O câncer bucal é o quarto câncer com maior incidência na região Sudeste. Por isso, é importante este tipo de atividade, até porque é uma doença de alta gravidade e quando diagnosticada a tempo, tem tratamento”, concluiu.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Itaguaí

Fonte: Prefeitura de Itaguai

Anúncios

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s