Após morte de macaco prefeitura começa a vacinar moradores em Itaguaí contra a Febre Amarela


Campanha ainda não foi iniciada. Vacinação é para combater a Febre amarela e serão 200 doses diárias. Saiba mais

Utilidade Pública – Após morte de macaco em Raiz da Serra em Itaguaí, a prefeitura da cidade resolveu vacinar moradores contra a Febre Amarela. A imunização será realizada na sede da Vigilância em Saúde, no Centro, de 9h às 16h, de segunda a sexta-feira com 200 doses por dia, até o dia 19 de fevereiro, data que se dará  início a campanha nacional.

 

A secretaria continua vacinando apenas as crianças com idade entre nove meses e dois anos, nos seguintes postos:

 

* Posto Centro – terça-feira

 

* UBS Vila Margarida – sexta-feira

 

* UBS Monte Serrat – terça e quinta-feira

 

* UBS Vila Geny – quarta-feira, parte da manhã

 

* UBS Vista Alegre – quinta-feira, parte da manhã

 

* UBS Chaperó – segunda, quarta e sexta-feira

 

* UBS Mangueira – segunda-feira, parte da tarde

 

* UBS Califórnia – quarta-feira

 

* ESF Chaperó – quarta e quinta-feira, parte da manhã

 

* ESF Coroa Grande – quarta-feira

 

* Clínica da Família – segunda e quarta-feira

 

* ESF Odenit Maia  – segunda-feira

 

* ESF Mazomba – quarta-feira

 

Macaco morto e suspeita da doença na região

Um morador da região de Raiz da Serra, denunciou ao parlamentar André Amorim (PR), a morte de um macaco. O vereador entrou imediatamente em contato com a secretaria de saúde que enviou uma equipe ao local. Lá, tal equipe constatou que o animal estava em estado avançado de decomposição. Sendo assim, eles não recolheram o macaco porque nessas condições não daria para fazer exames”, relata o vereador.

Com isso, ainda não se sabe o real motivo da morte do animal. Mas a preocupação é grande, já que no município vizinho de Mangaratiba há relatos de morte de primatas por causa da doença. Informação essa ainda não confirmada pelo governo da cidade vizinha.

 

Campanha

A campanha de vacinação contra febre amarela, que contará com a aplicação de doses normais e fracionadas da vacina, será realizada em 75 municípios dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia entre fevereiro e março(Veja a lista abaixo). No total, 19,7 milhões de pessoas destes municípios nos três Estados deverão ser vacinadas na campanha, sendo 15 milhões com a dose fracionada e outras 4,7 milhões com a dose padrão. O anúncio da campanha foi feito pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, e pelos secretários estaduais dos três estados na última terça (9). “A adoção do fracionamento das vacinas é uma medida preventiva que será implementada em áreas selecionadas, durante período determinado de 15 dias, pelos estados para evitar a circulação e expansão da doença”, diz o Ministério da Saúde em nota

O ministro da Saúde não descartou a possibilidade de que a vacinação fracionada seja ampliada para outras cidades, caso necessário. Isso poderá ocorrer na hipótese de ter novos registros de mortes de macacos provocadas pela doença em áreas hoje consideradas livres de risco.

De acordo com a pasta, a estratégia de fracionamento da vacina é recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) quando há aumento de casos de febre amarela silvestre de forma intensa, com risco de expansão da doença em cidade com elevado índice populacional e que não tinham recomendação para vacinação anteriormente. Estudos indicam que a dose fracionada da vacina oferece proteção similar a da dose padrão por ao menos 8 anos

De julho de 2017 até 8 de janeiro deste ano, foram confirmados 11 casos de febre amarela, sendo oito no estado de São Paulo e uma no Rio de Janeiro, além de casos em estados que já possuíam cobertura da vacina. Regiões próximas aos municípios que receberão a atual campanha de vacinação registraram mortes de macacos por febre amarela, o que indica a circulação do vírus.

O que é a vacina fracionada?

No fracionamento da vacina da febre amarela, a mesma vacina é utilizada, só que em dose menor. A diferença está no volume e no tempo de proteção. A dose padrão possui 0,5 ml e protege por toda a vida, enquanto a dose fracionada tem 0,1 ml e protege por oito anos, segundo estudos realizados pelo Instituto Biomanguinhos, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), fabricante da vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha atual adotará a dose fracionada devido ao caráter excepcional, com o objetivo de “evitar a expansão do vírus para áreas próximas de onde há circulação atualmente”.

A vacina fracionada terá um selo especial. Isso permitirá a diferenciação e, no futuro, a recomendação para que o reforço seja realizado com outra dose. O prazo de proteção da vacina fracionada foi determinado por meio de um estudo, feito com militares voluntários. O trabalho demonstrou que, 8 anos depois da aplicação da dose reduzida, voluntários continuavam protegidos contra a doença. Para os pesquisadores, esse prazo pode ser maior. Isso será determinado no futuro, com o acompanhamento dos pacientes.

Quem deve tomar a dose fracionada?

A vacinação fracionada é recomendada para pessoas a partir dos dois anos de idade. Quem tomar a vacina dessa forma deverá retornar aos serviços de saúde após oito anos para receber uma dose de reforço.

A dose fracionada não é indicada para crianças de 9 meses a menores de dois anos por não haver estudos sobre a sua eficácia para esse público. Ela também não é indicada para pessoas com condições clínicas especiais (como vivendo com HIV ou em período final de quimioterapia, por exemplo) e gestantes.

Viajantes internacionais, que devem apresentar comprovante de viagem no ato da vacinação, também precisam tomar a dose integral. Durante a campanha de vacinação, todos esses públicos receberão a dose normal.

A vacina contra a febre amarela é contraindicada para pacientes em tratamento de câncer, pessoas com imunossupressão e pessoas com reação alérgica grave à proteína do ovo. A vacinação contra febre amarela impede a doação de sangue por um período de quatro semanas.

Desde o ano passado, o Brasil passou a adotar a recomendação da Organização Mundial da Saúde, que é a de vacinar contra febre amarela apenas uma vez na vida.

Quais são as datas da campanha?

No Rio de Janeiro, devido ao período do carnaval, as campanhas ocorrerão do dia 19 de fevereiro a 09 de março, sendo o dia 24 de fevereiro o dia D de mobilização. No Rio de Janeiro, 2,4 milhões de pessoas deverão receber a dose fracionada e 7,7 milhões a padrão em 15 municípios da região metropolitana. São eles:

Aparecida

Arapeí

Belford Roxo

Duque de Caxias

Itaboraí

Itaguaí

Japeri

Magé

Mesquita

Nilópolis

Niterói

Nova Iguaçu

Queimados

Rio de Janeiro

São Gonçalo

São João de Meriti

Seropédica

 

Leia mais;

Vacina da febre amarela fracionada não dá certificado internacional. Centro e trinta e cinco países exigem o certificado da vacina. Saiba como fica a concessão dele para viagens ao exterior.

 

Anúncios

Uma ideia sobre “Após morte de macaco prefeitura começa a vacinar moradores em Itaguaí contra a Febre Amarela

  1. Observador

    A pergunta que não quer calar! por que estão dando a vacina com horário e limite de vacinas dia? campanha deve funcionar durante o tempo determinado e no horário de atendimento normal dos postos ( 8:00 as 17:00h ). Não importa quantas pessoas serão vacinadas por dia. A vacina deve ser dada a qualquer hora( dentro do horário de funcionamento)e sem limite de quantidade. Quanto mais rápido vacinar, melhor para todos. Ou os funcionários não querem trabalhar? ou são funcionários contratado por hora? tem algo errado! ministério da saúde em Itaguaí já! ministério público! quem seja. Chega de poca vergonha neste município!

    Curtir

    Resposta

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s