Em 19/12/2017 às 20:00 e atualizado em 20/12/2017 às 21:00
Caos total. O Hospital Municipal São Francisco Xavier, único em Itaguaí fechou as portas no começo da noite de hoje (19/12). Médicos sem materiais básicos para atender os pacientes e com salários atrasados foram obrigados a paralisarem os atendimentos. Eles foram a delegacia abrir registro sobre a precariedade do serviço, falta de condições de trabalho, falta de insumos básicos e afins. Os clínicos gerais de plantão hoje, não foram trabalhar devido à falta de pagamento. Apenas casos graves com risco de vida estão sendo atendidos num hospital que não conta também com nenhum tipo de segurança, já que a prefeitura demitiu os guardas municipais por ordem judicial após irregularidades nas contratações.
Itaguaí que já não conta desde 2016 com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), agora não tem mais nenhum local para atendimentos de emergência. Verbas para a saúde e algumas específicas para reabir a UPA foram destinadas de Brasíla, mas ainda não se sabe como e se essa verba foi usada na saúde da cidade. O hospital enfrente graves problemas desde 2014 e entra governo e sai governo deixando os problemas cada vez maiores.
A cidade de Itaguaí vive a sua maior crise na história. A prefeitura gasta com pagamento de altos salários de secretários e subsecretários municipais, prefeito, vereadores, comissionados além de altos adicionais de mérito, enquanto deixa servidores efetivos entre eles médicos com salários atrasados e um hospital sem qualquer recurso para atender os pacientes. O Ministério Público e a justiça estão de olho em Itaguaí e providências sérias devem ser tomadas, entre elas a cassação do atual prefeito Carlo Busatto Júnior, o Charlinho (PMDB) por improbidade administrativa.
Entramos os em contato com a prefeitura e através de email a secretaria de Saúde de Itaguaí esclareceu que o Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSFX), está funcionando normalmente.
Pingback: Deputado pede investigação de verbas para a saúde de Itaguaí | Boca no Trombone – Itaguai