Servidores comissionados em Itaguaí dobra em relação a janeiro neste final de ano


Enquanto servidores efetivos a redução foi de quase cem servidores

Comissionados só aumentam em Itaguaí – Enquanto se cortam direitos de servidores que prestaram concurso público, a prefeitura de Itaguaí só aumenta o seu quadro de servidores comissionados (aqueles que o prefeito chama para trabalhar na prefeitura sem que tenha havido qualquer processo). Em uma simples consulta no site da transparência da prefeitura, podemos notar que de janeiro a dezembro houve um aumento de mais de 100% no quadro de servidores comissionados. Em janeiro o quadro era de 363 servidores comissionados e 5.972 servidores efetivos. Já em dezembro o número de comissionados mais que dobrou, saltando para 738 contra 5.873 dos efetivos. Ou seja, enquanto os comissionados tiveram grande elevação no quadro, os efetivos reduziram. O curioso é que mesmo tendo decretado estado de calamidade financeira no começo do ano, o prefeito Charlinho aumentou o quadro de comissionados de 363 em janeiro para 515 em fevereiro. Os números saltaram mês a mês mostrando que a crise parece não ter atingido a todos. Acompanhando pelo site, ocorreram saltos gigantescos, por exemplo, nos meses de julho, agosto, setembro e outubro. Para se ter uma ideia, em junho o quadro apontava um total de 584 comissionados e em julho saltou para 630, agosto 681, setembro 704 e outubro 754. Curiosamente após esses aumentos nos meses citados, em novembro houve uma redução para 738. Justamente no mês onde começou a ser divulgado pelo governo os cortes nos direitos dos servidores efetivos. Mas, se considerarmos que nesse segundo semestre 170 novos comissionados ingressaram no governo, uma redução de apenas 16 é quase nula. Os comissionados representam grande despesa na folha de pagamento do governo e não podemos esquecer do aumento nos vencimentos dos secretários municipais realizado no começo do ano e dos vereadores que representaram mais de 30% de acréscimo em cada um deles.

 

A prefeitura alegou que a suspensão por 24 meses no reajuste anual dos servidores, pagamento de novos quinquênios e pagamento de adicionais de nível e progressão de servidores efetivos era necessário para se obedecer a Lei de Responsabilidade fiscal. Que responsabilidade hein prefeito? Cabe lembrar que todos esses cortes violaram leis, entre elas a Constituição Federal e pode ser facilmente derrubada na justiça, visto que não faltam elementos que comprovem que o atual governo quis apenas prejudicar os verdadeiros servidores da cidade e beneficiou outros que ele escolheu a dedo.

O Boca acompanhou esses números sem considerar os comissionados que são efetivos, apenas o quadro dos comissionados que não prestaram concurso público para atuarem na rede. Acompannhe clicando AQUI

Nosso blog não conseguiu encontrrar os valores salariais, pois justamente nessa parte o site não está atualizado.

ESTAMOS DE OLHO

Anúncios

2 ideias sobre “Servidores comissionados em Itaguaí dobra em relação a janeiro neste final de ano

  1. Pingback: Hospital São Francisco Xavier é fechado é só atende riscos de vida | Boca no Trombone – Itaguai

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s