Apesar de algumas polêmicas, resultado da primeira mostra de dança municipal premiou ritmos bem brasileiros


Muitos da plateia e concorrentes reclamaram de jurados que tinham alguma ligação com escolas finalistas

 

A Primeira Mostra de Dança Municipal, evento organizado pela Secretaria de Educação de Itaguaí, que reuniu cerca de 400 alunos da rede municipal de ensino, premiou na grande final realizada no dia 31 de agosto, no Teatro Municipal, escolas que foram escolhidas finalistas nos dias 24, 25 e 26 de agosto.

Dividida em quatro categorias, de acordo com a faixa etária, foram vencedoras as escolas municipais Antônio Tupinambá (3 a 5 anos), Prefeito Wilson Pedro Francisco (6 a 8 anos), que também saiu vitoriosa na categoria de 9 a 12 anos, e a Escola Estadual Municipalizada Dr. Jorge Abrahão, na faixa de 13 a 16 anos.

A Escola Municipal Antônio Tupinambá, apresentou ritmos como o frevo e carimbó, danças típicas brasileiras. “A mostra foi uma oportunidade de trabalhar temas transversais através da dança, principalmente a valorização da nossa cultura”, afirma Monica Drumond, gestora da unidade.

 

Polêmica na escolha das finalistas

Apesar de justa a escolha das campeãs, as maiores polêmicas ocorreram na fase preliminar do evento. Segundo muitos da plateia, alguns dos jurados tinham históricos  com algumas das escolas classificadas para a final. Foi possível notar, que houve finalistas que não mostraram dança, apenas coreografias. Outras realizaram coreografias já conhecidas de artistas e cantores famosos, algo controverso já que segundo relatos, uma das juradas já havia antecipado quem estaria eliminada, alegando que uma das que ficaram de fora da final, tinha uma coreografia que ela já havia visto antes e de fato essa escola foi eliminada. O regulamento foi outro ponto de discussão, apenas na final ele foi lido para os presentes, deixando muitos confusos, já que haviam escolas que foram ovacionadas pela plateia e foram eliminadas no primeiro dia, enquanto outras sem apelo popular foram classificadas. “Assisti um evento bem organizado, tirando a escolha dos jurados, que demonstraram parcialidade e não valorizaram a dança que deveria ser o ponto forte. Também foi claro o não seguimento do regulamento, vimos alguns adolescentes cultuando o corpo com danças e coreografias sensuais e sendo finalistas, enquanto escolas que falavam de ritmos bem brasileiros e que não “apelaram”, sendo eliminadas precocemente”, relatou uma das presentes nos primeiros dias do evento.

 

Final

Já no dia da escolha das campeãs, as polêmicas diminuíram e as escolhas dos jurados foram aprovadas pelos presentes, valorizando assim de fato quem melhor se apresentou.

 

Categoria I (3 a 5 anos): Escola Municipal Antônio Tupinambá.

Categoria II (6 a 8 anos): Escola Municipal Prefeito Wilson Pedro Francisco;

Categoria III (9 a 12 anos): Escola Municipal Prefeito Wilson Pedro Francisco;

Categoria IV (13 a 16 anos): Escola Estadual Municipalizada Dr. Jorge Abrahão.

O blog entrou em contato com a prefeitura para saber mais sobre a escolha dos jurados, mas ainda não obtivemos retorno.

Anúncios

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s