Secretário de Obras de Itaguaí inspeciona recuperação de estrada


Trabalho na via está bem adiantado e deve ser concluído na próxima semana

 

Fotos: Rui Okada

 

O secretário municipal de Obras e Urbanismo de Itaguaí, Eider Dantas, inspecionou na quarta-feira (09/08) as obras de recuperação da estrada auxiliar da BR-101 (Rio-Santos),  no  bairro Brisamar. O trabalho teve início há pouco mais de dez dias e deve ser concluído na próxima semana. A via se encontrava em estado precário e prejudicava a circulação de moradores, comerciantes e motoristas.

A estrada auxiliar não se encontrava pavimentada e causava uma série de transtornos, principalmente nos dias de chuva, para as pessoas que a utilizavam. A Secretaria de Obras decidiu, então, atender aos pedidos dos moradores e comerciantes, iniciando a recuperação da estrada.

Os técnicos da secretaria fizeram a terraplanagem e utilizaram como revestimento da via o agregado siderúrgico.

“O trabalho está bem adiantado e sendo executado de acordo com o cronograma elaborado pela nossa secretaria. Esperamos que na próxima semana possamos entregar a estrada totalmente recuperada aos usuários da via”, previu o secretário Eider Dantas.

Agregado siderúrgico

É um produto inerte derivado da produção do aço e que, antes de ser liberado para utilização, passa por tratamentos específicos com o intuito de evitar qualquer risco à saúde pública e ao meio ambiente. O agregado siderúrgico, hoje, é usado em todo o mundo como material de pavimentação de estradas. Países da Europa, os Estados Unidos e o Japão, conhecidos por possuírem rígidas leis ambientais, utilizam há muito tempo o produto no revestimento de suas vias.

No Brasil, o uso do agregado siderúrgico em rodovias está regulamentado pelas normas técnicas 406 e 407/2017, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Além dessas diretrizes, o Centro de Biologia Experimental Oceanus, o Centro Coprodutos Aço Brasil e o Instituto Militar de Engenharia (IME), do Exército Brasileiro, também expediram pareceres técnicos, atestando que o agregado siderúrgico é seguro, econômico e que não causa nenhum dano ao ser humano.

Fonte: Prefeitura de Itaguaí

Anúncios

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s