Pasep para contratados demitidos de Itaguaí, estamos de olho


Veja o que fazer se seu direito não foi respeitado

Várias pessoas deram seu suor e trabalharam em escolas e outros locais no município de Itaguaí, alguns com mais de 20 anos contribuindo para o crescimento da cidade. Em troca, foram demitidos. Outros também não receberam novembro, dezembro, décimo terceiro 2016, férias e tantos outros direitos. Aí, como se não bastassem esses sofrimentos, o pobre trabalhador vai em busca do recebimento do seu Pasep no Banco do Brasil e descobre que não há dinheiro para ele, mesmo ele tendo trabalhado em 2016.

 

Tem direito ao abono salarial ano-base 2016 trabalhadores inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, que trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2016 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos e que teve seus dados informados corretamente e dentro do prazo pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

 

Pois bem, fomos até a secretaria de administração de Itaguaí e ao Banco do Brasil. No banco, nos certificamos que não chegou a lista de muitos servidores que eram contratados em 2016. Fomos então a administração da prefeitura, e lá de muitos servidores constavam que a RAIS foi entregue em março deste ano ao Ministério do Trabalho.

 

E agora? Bem, se isso acontecer com você, você deve procurar o Ministério do Trabalho, de preferência com a impressão da consulta no site do MTE onde dá para você se certificar se os dados enviados pela prefeitura estão corretos, como mostraremos a seguir:

 

A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)  é um importante instrumento de coleta de dados utilizado para a gestão governamental do setor trabalhista. Através do site do MTE, você pode consultar se seu empregador fez o papel dele enviando tudo dentro do prazo.

 

VEJA ABAIXO:

SAIBA SE SUA RAIS FOI ENVIADA AO MINISTÉRIO DO TRABALHO

 http://www.rais.gov.br/sitio/consulta_trabalhador_identificacao.jsf

Caso o empregador (prefeitura por exemplo), tenha enviado corretamente seus dados dentro do prazo, você se certificará no site mencionado acima e em seguida leve ao MTE de Itaguaí, localizado no Centro da cidade. Após isso, vá até a secretaria de administração à partir da próxima quarta (antes disso o atendimento estará comprometido devido ao pagamento mensal dos servidores, dito por funcionários do local). Lá, eles tem a obrigação de analisarem caso a caso. Se você preferir, você tendo a certeza que seus dados estão corretos e tudo foi enviado dentro do prazo para o MTE, vá ao banco logo após ir ao Ministério e mostre o seu caso.

Com tudo isso feito, em outubro será feito o pagamento do Pasep dos servidores que tenham o final 0, 1, 2 e tiveram esse problema. Os demais, que tenham final 3 e assim por diante, devem fazer o mesmo processo e aguardar a data exata do calendário do Pasep para receber o seu direito.

 

SE INFORME NESTE SITE ABAIXO E SAIBA COMO PROCURAR OS SEUS DIREITOS

http://www.tearderetalhos.com/2016/01/o-que-e-rais-como-saber-se-ela-foi-entregue-corretamente-pela-empresa.html

 

E novembro, dezembro e décimo terceiro de 2016 de quem foi demitido ou ainda atua mas não recebeu algum desses direitos?

Abra um processo no setor de protocolo da prefeitura de Itaguaí e faça o requerimento. Caso prefira, vá à justiça com todas as provas de que você atuou sem receber esses direitos. Aí é melhor se orientar com um advogado e ter seus direitos garantidos. O que é seu é seu e ninguém pode impedir.

 

 Veja mais:

https://bocanotromboneitaguai.com/2017/07/26/pis-pasep-20172018-comeca-a-ser-pago-nesta-quinta-27/

 

Anúncios

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s