Gestores da rede municipal de ensino de Itaguaí participam de curso inédito de capacitação profissional


Encontro aconteceu no Teatro Municipal e contou com 77 diretores e adjuntos

Dando continuidade ao Programa Compartilhando Saberes, que visa à capacitação dos dirigentes das 62 escolas de Itaguaí, a Secretaria Municipal de Educação realizou, na última segunda-feira (10/04), no teatro da cidade, o terceiro encontro dos gestores escolares. Dessa vez os participantes do curso aprenderam sobre a importância da assertividade na comunicação social. Ao todo 77 profissionais, incluindo os diretores-adjuntos, estão participando do programa de educação continuada.

O curso teve início com uma dinâmica de grupo orientada pela coordenadora de cursos do Departamento Geral de Ensino, Maria Marta Barbosa. Logo em seguida Léa Folena, profissional de marketing da Secretaria de Educação, abordou sobre a importância da assertividade na comunicação entre diretores, professores, alunos e pais. De acordo com Léa, uma das principais funções do gestor escolar é gerir pessoas e isso requer um conhecimento mais aprofundado das técnicas de relacionamento interpessoal.

“O programa é uma excelente ferramenta de aprendizado que utilizamos não só na escola, mas também em nossa vida pessoal”, destacou Léa.

O Programa Compartilhando Saberes foi implantado em fevereiro deste ano por determinação da secretária de Educação, Andréia Cristina Marcello Busatto. O curso acontece uma vez por mês no Teatro Municipal de Itaguaí e tem a duração até dezembro deste ano. Nos dois primeiros encontros, os gestores escolares aprenderam sobre a importância da inteligência emocional na direção da escola.

Segundo Maria Marta, o curso é inédito na região e foi montado após extensa pesquisa bibliográfica realizada pelos integrantes dos departamentos Geral de Ensino e Marketing.

“Esse é o primeiro curso de capacitação de gestores escolares que acontece no município. O programa é uma excelente iniciativa e visa proporcionar uma educação de qualidade aos nossos alunos”, frisou Maria Marta.

 

Gestores elogiam programa

O programa caiu nas graças dos diretores de escola. Luciana Karla de Oliveira Cicarino, que dirige a Escola João Vicente Soares, no bairro Ibirapitanga, com 350 alunos matriculados desde o pré-escolar ao nono ano do Ensino Fundamental, disse que o aprendizado tem sido muito útil no seu trabalho.

“Acho importante o aprimoramento das nossas práticas profissionais nas escolas. Os ensinamentos têm sido muito úteis no meu dia-a-dia como gestora escolar”, disse Luciana Karla.

Edínia Marques de Ataídes, diretora da Creche Rita Ferreira Feijó, no bairro Somel, e responsável pelo ensino de 147 crianças com idade entre quatro meses e três anos, também elogiou o Programa Compartilhando Saberes.

“O curso se tornou imprescindível no desenvolvimento de métodos que nos possibilitam identificar as habilidades dos membros de nossa equipe tornando-a mais coesa”, salientou Edínia Marques.

Fonte: Assessoria de imprensa da prefeitura de Itaguaí.

Anúncios

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s