Hortão Municipal – alimentação sadia e sem agrotóxico


Projeto recebeu 1.500 mudas orgânicas

Entre os anos de 2005 e 2012, quando o atual prefeito Carlo Busatto Júnior (Charlinho) governou Itaguaí, a cidade recebeu três vezes o prêmio de melhor merenda escolar do Brasil. A premiação levou o Ministério da Educação (MEC), a fazer um vídeo mostrando a qualidade da refeição servida na rede municipal de ensino.  Legumes e verduras vinham da horta municipal, aliás: Hortão Municipal, como é conhecido.

Preocupada em manter a qualidade da alimentação servida aos alunos do município, a secretaria de Meio Ambiente tem investido cada vez mais em oferecer legumes e verduras orgânicas. Ou seja, sem o uso de agrotóxico. Esta semana, a horta municipal recebeu 1.500 mudas, vindas de um produtor de Itaipava, distrito de Petrópolis, para serem plantadas.

Segundo o diretor de Agricultura, Cesare Yukio Iwanaga , as mudas vieram com certificado de garantia, atestando que são  todas orgânicas “O tempo de plantio e colheita, se dá aproximadamente em 30/40 dias. Após a colheita, os legumes e verduras são distribuídos para as escolas e creches da rede municipal de ensino, além do Hospital São Francisco e a APAE, as verduras e legumes, como: inhame, alface, cebolinha, couve, repolho, abóbora, melancia e outros produtos orgânicos plantados no Hortão Municipal” garante.

“Esse projeto do Hortão Municipal foi desativado na gestão passada, mas agora foi retomado. O secretário de Meio Ambiente, Jailson Barbosa, determinou uma atenção especial, e a ampliação da oferta de legumes e verduras”, concluiu Claudio Hayasaka, diretor de Desenvolvimento Sustentável.

Fotos e fonte: Prefeitura de Itaguaí

2 ideias sobre “Hortão Municipal – alimentação sadia e sem agrotóxico

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s