Bancada federal do Rio e repasse do governo federal atingirão quase 1 milhão por mês para a Unidade
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Itaguaí, fechada desde outubro de 2016, pelo ex prefeito Weslei Pereira, pode reabrir em 2017. Isso porque a bancada federal repassará através de emenda 4,8 milhões por ano(400 mil/mês) e o governo federal outros R$ 500 mil mensal. Esses valores de quase 1 milhão a cada mês, são valores que garantiriam a reabertura do local. Essas verbas foram disponibilizadas após uma reunião da bancada do Rio em Brasília, com o Secretário de Saúde do Estado Dr.Luiz Antônio.
Ano passado ainda no governo de Weslei, a UPA foi fechada. Naquela época, a prefeitura alegava não estar recebendo repasses federais e nem estaduais. Disse também que estava usando verbas próprias para honrar os salários dos funcionários (sua obrigação) e a manutenção da unidade (responsabilidade do governo do Estado somado com repasses federais).
Com tais repasses, 2017 pode marcar a reabertura da unidade de saúde, que atendia quase 120 mil pessoas por mês em especial para casos de urgência. O prefeito atual de Itaguaí Charlinho (PMDB), ainda não se pronunciou sobre a possível reabertura da UPA, que depende do governo municipal.
Veja mais:
https://bocanotromboneitaguai.com/2016/10/26/upa-lacrada-e-todos-os-servidores-demitidos-em-itaguai/
https://bocanotromboneitaguai.com/2016/10/23/upa-de-itaguai-pode-fechar/
Pingback: Comissão especial das UPAS é instalada na ALERJ | Boca no Trombone – Itaguai