Candidato eleito a prefeito de Itaguaí é condenado a 14 anos de prisão


Charlinho Busatto foi condenado pela “Máfia das Sanguessugas” e em Itaguaí pode haver nova eleição para prefeito

Em 30/11 às 16:30 e atualizado em 01/12 às 19:49

O candidato eleito a prefeito de Itaguaí nas eleições deste ano com 27.913 votos, Carlo Busatto Júnior (PMDB), foi condenado a 14 anos de prisão em regime semiaberto na tarde desta quarta – feira (30), em julgamento no Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Charlinho foi condenado por unanimidade por crimes na compra superfaturada de ambulâncias, conhecido como “Máfia das Sanguessugas”. Há possibilidade de Charlinho ser preso antes da diplomação, marcada para 16 de dezembro. Os três desembargadores acataram a denúncia do Ministério Público  de que Charlinho favoreceu empresas e aceitou propina para aquisição de ambulâncias em Itaguaí e Mangaratiba, onde também foi prefeito. Ainda de acordo com o MPF, entre os anos de 2000 e 2006, Charlinho fraudou licitações, superfaturou preços, além de omitir publicações na imprensa oficial e exigir marcas específicas de veículos.

Em recente decisão, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que réus com condenação em segunda instância podem ser presos mesmo que ainda tenham recursos pendentes. Agora, também é aguardada a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a possibilidade de convocação de nova eleição em Itaguaí.

O ministério público federal vai entrar com pedido no TRE – RJ, para evitar que Charlinho tome posse como prefeito. O procurador Carlos Aguiar, relata que a legislação determina que essa condenação seja um instrumento a demonstrar a inelegibilidade do prefeito. Ainda segundo ele, o ministério assim vai buscar esse reconhecimento junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Prefeito de Itaguaí entre 2005 e 2012, Charlinho havia sido condenado a 16 anos e dois meses de reclusão em regime fechado pelo Juízo da 2ª Vara Criminal do Rio, mas recorreu. Nesta quarta-feira (30), em segunda instância, o revés foi mantido contra o peemedebista. Ele ainda pode recorrer da decisão no STF. Sua defesa entrará com novo recurso contra a decisão, eles alegam que houve prescrição não observada pelos Desembargadores.

 

Anúncios

3 ideias sobre “Candidato eleito a prefeito de Itaguaí é condenado a 14 anos de prisão

  1. Pingback: Charlinho será diplomado como novo prefeito e não haverá nova eleição em Itaguaí segundo parecer | Boca no Trombone – Itaguai

  2. LEILA BAHIA

    Se fosse um pobre coitado, estaria na prisão comendo arroz com salsicha. Mas como é um senhor de Itaguaí onde as pessoas moram na baixada, deixa ficar….”Nós merecemos”.

    Curtir

    Resposta

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s