Itaguaí tem infestação de pernilongos como jamais visto antes


Andar por Itaguaí tem sido um desafio ao anoitecer e durante todas as noites. Em diversos pontos da cidade, as pessoas são atacadas por dezenas de pernilongos. A quantidade é tão assustadora que no Centro da cidade, uma área urbana, a sensação é de que estamos no meio de um matagal mediante a quantidade espantosa de mosquitos. Não vemos a um bom tempo na cidade, nenhuma campanha ou combate aos pernilongos, que se proliferam mediante a diversos fatores como falta de limpeza nos canais públicos de esgoto, falta de chuva e o baixo nível dos córregos e dos rios, além do grande volume de matéria orgânica( já citado) que criam um ambiente favorável à proliferação e infestação de pernilongos. A obrigação de combate a essa praga é das prefeituras através da secretaria de saúde. Medidas como: A limpeza de córregos e de terrenos com a retirada de vegetação e entulho, além do plantio de Citronela, que serve como um repelente natural para o pernilongo, podem ajudar e muito nesse combate.

Colabore

A população pode contribuir para reduzir o aparecimento desses insetos que faz sua desova em criadouros com água parada e composta de matéria orgânica (fossas, valas, charcos, poças entre outros). A prevenção, então, se faz com a limpeza e cobertura desses criadouros, mantendo, também, os quintais livres de qualquer objeto capaz de armazenar água por menor que seja o volume. Assim você diminui a incidência de várias doenças causadas por diversos tipos de mosquitos.

 

Duas dicas caseiras para se livrar dessa praga

1 – Faça uma armadilha caseira para pernilongos. Um jeito fácil de eliminar uma infestação de pernilongos é com uma armadilha barata e caseira. Encontre uma lata ou pote usado e encha-o com vinagre cítrico de maçã. Pernilongos se sentem extremamente atraídos pelo cheiro de vinagre. Após encher a lata ou o pote, feche a tampa e faça pequenos buracos com uma unha ou prego. Deixe o pote no espaço que pernilongos costumam habitar, provavelmente sua cozinha ou área de alimentação. Você pode fazer diversos potes assim para deixar em múltiplos lugares, se for necessário.

  • Os pernilongos voarão no pote, mas não conseguirão sair dele. Assim que o pote ficar cheio de pernilongos, você não os notará voando por aí. Livre-se do pote e diga adeus a seu problema.
  • Se você não tiver vinagre cítrico de maçã em mãos, qualquer tipo de vinagre servirá. O vinagre branco comum funciona bem, ainda que você talvez queira adicionar algumas gotas de detergente (preferencialmente, os com cheiro de limão) ao pote para torná-lo mais apetitivo. Outra alternativa é cortar uma banana ou deixar uma casca dela no pote.
  • Se você não tiver nenhum pote com tampa disponível, faça outro tipo de armadilha ao cortar a parte superior de uma garrafa de refrigerante e virá-la ao contrário, formando um funil. Tampe a garrafa com esse funil e passe fita para prender bem.

2 – Faça uma armadilha de vinho e detergente.

  • Pegue um pequeno recipiente (como um copo de dose)
  • Despeje um pouco de vinho tinto até encher três quartos do copo. Essa é uma ótima maneira de usar aquele resto de vinho no fim da garrafa.
  • Adicione uma gota de detergente e misture gentilmente.
  • Deixe a garrafa por aí. Logo, milhares de pernilongos serão atraídos pelo vinho. Eles tentarão se sentar na superfície do líquido, mas o detergente acaba com a tensão da superfície do líquido. Por causa disso, os pernilongos afundam e se afogam.

 

Anúncios

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s