Município de Itaguaí despenca no IDEB e educação é a mais fraca dos últimos anos


Resultado da 8ª série /9° ano foi uma catástrofe

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou no último dia 05, o resultado do IDEB nacional. O município de Itaguaí ficou abaixo dos índices de projeção em 2015. Os alunos do 5° ano, tiveram o IDEB de 4,6, abaixo da projeção para o ano de 2015 que era de 4,7. Já o 9° ano foi bem pior, com 3,6 sendo que a projeção era de 4,2. Para se ter uma ideia, das 35 escolas que realizaram as provas para o 5° do ensino fundamental, apenas 12 conseguiram ficar acima ou na meta de projeção estipulada. Já para o 9° ano, das 23 escolas, somente 4 tiverem êxito.

 

Veja as tabelas:

Município de Itaguaí 5º ANO

4ª série / 5º ano

4ª série / 5º ano

Município de Itaguaí 9º ANO

slide2

ESCOLAS 5º ANO

slide4

slide5

ESCOLAS 9º ANO

slide3

Já a nível Brasil, os piores resultados foram do ensino médio, o que já era ruim, conseguiu piorar. Um dado apenas já dá o tom da catástrofe: a matemática no ensino médio obteve o pior resultado desde 2005. Não avançou um décimo. Ao contrário, retrocedeu. Na última avaliação, referente a 2013, apenas 9% dos alunos apresentavam aprendizado considerado adequado na disciplina, número que junta as escolas públicas às privadas. Segundo os números de hoje, o porcentual é menor, entre 8% e 9%. Em 1999, eram mais: 12%. Já em português, houve leve melhora, considerada insignificante do ponto de vista estatístico. Vista ao longo do tempo, inclusive, a média caiu: em 2009 chegou a ser melhor.

slide6

Os resultados são obtidos através de provas realizadas para os alunos do 5° e 9° ano do ensino fundamental a cada dois anos no caso do município de Itaguaí e do ensino primário, fundamental e médio  em todo território nacional das escolas públicas e privadas. As avaliações ocorrem desde 2005 sempre de dois em dois anos.

 

LINK para consulta:

http://ideb.inep.gov.br/resultado/

Anúncios

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s