Tomógrafo parado em hospital de Itaguaí


Doenças sérias poderiam estar sendo diagnosticadas se o equipamento estivesse em uso

Em 31/08/2016 às 20:00

Um sonho que parecia ser real para os pacientes do único hospital de Itaguaí, esta encaixotado desde dezembro do ano passado. Discussões e debates foram construídos aos montes pela falta de um Tomógrafo na cidade. Quando finalmente o equipamento chegou, o governo de Weslei Pereira não tinha espaço para pôr em funcionamento.

O equipamento que foi adquirido através de uma contrapartida social da Marinha do Brasil, está no Hospital São Francisco Xavier (HMSFX), possui 16 canais, permitindo a realização de exames ambulatoriais e emergenciais de alta precisão. Seu uso auxiliaria os médicos no diagnóstico de problemas, como câncer de pulmão, apendicite, cálculo de vesícula, pedra nos rins e rompimento de baço, por exemplo. Com o tomógrafo em operação, o morador de Itaguaí não iria precisar esperar na fila do sistema estadual para a realização de exames. Cerca de 200 pacientes por mês podem ser atendidos com o equipamento. No entanto com ele parado e encaixotado, o sofrimento dos pacientes continua.

Em resposta, a prefeitura de Itaguaí alega que a empresa vencedora da licitação para a realização de uma obra no Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSFX) foi a Wallgips Drywall. O Contrato foi assinado nesta segunda (29/8) entre Prefeitura e empresa. Agora, a Secretaria Municipal de Saúde vai receber o contrato e a ordem de serviço para que a instalação do tomógrafo seja emitida. 

Para o funcionamento do tomógrafo, a sala do hospital vai receber o aumento de carga elétrica e isolamento de radiação, por isso, a empresa vencedora precisava de um termo de referência para se candidatar à licitação, fato que exigiu cuidados específicos da Prefeitura.

ESTAMOS DE OLHO

Veja mais:

https://bocanotromboneitaguai.com/2015/12/03/itaguai-ganha-seu-primeiro-tomografo-computadorizado/

Anúncios

2 ideias sobre “Tomógrafo parado em hospital de Itaguaí

  1. Pingback: Demissões em massa agravam saúde em Itaguaí | Boca no Trombone – Itaguai

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s