Prefeitura de Itaguaí alega não ter dinheiro para pagar 13° de servidores às vésperas do final do prazo conforme lei municipal


Governo não se planeja, afeta planejamento de seus servidores que em muitos anos recebiam tal parcela em junho e põe a culpa na crise que afeta o país.

O governo do atual prefeito Weslei Pereira, vem tendo um desempenho parecido com do afastado Luciano Mota em muitos quesitos. Além de graves problemas a serem resolvidos na área da saúde, educação e segurança, o governo vem desde o começo mostrando ser fraco em planejamento e na parte administrativa. Problemas se acumulam em quase todas as áreas e a “bola da vez” é a possibilidade de não ser cumprida a Lei Orgânica do Município de Itaguaí  quanto ao pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário dos servidores públicos, já que a prefeitura alega não ter dinheiro para honrar esse compromisso.

Em reunião com os sindicatos das categorias dos servidores, a prefeitura fez uma proposta de pagamento da 1° parcela integral do 13° salário, apenas para quem tem vencimento bruto de até R$1.500,00, e os demais servidores, – com vencimento superior -, teriam a primeira parcela do 13° (os 50% pagos em julho) parcelados em 4x iguais, de 25% do valor da primeira parcela, o que significa 12,5% do total a ser recebido de 13°, para cada servidor. Como os trabalhadores não concordaram, a reunião, que começou às 10h, teve pausa retornando às 15h, para novas avaliações. Após tal pausa, o governo apresentou nova proposta que mantinha o pagamento para esta sexta-feira (22/07), da primeira parcela integral do 13° para os servidores com vencimento bruto de até 1.500, antecipando em 5% o valor da primeira, das 4 parcelas destinadas aos servidores com vencimentos superiores, sendo suspensa a reunião até segunda-feira (25/07), onde os sindicatos irão analisar a melhor forma de pagamento, que permita aos cofres da prefeitura cumprirem seu compromisso e que seja, ao mesmo tempo, o mais justa possível a todos os servidores.

O atual prefeito de Itaguaí, que pretende se reeleger nas eleições deste ano, tem cometido erros que podem custar sua cadeira executiva para os próximos. O cancelamento da maior festa da cidade, a Expo Itaguaí, que desde a sua criação era o maior atrativo de turistas para a cidade e lucro certo para os comerciantes locais, a péssima gestão de sua secretária de educação, os graves problemas na área da saúde em atendimentos, além de um imbróglio para a instalação de um Tomógrafo, a falta de competência da secretaria de administração que erra todos os meses os pagamentos dos servidores, a total falta de planejamento e agora o não pagamento do 13º salário de acordo com uma lei da cidade, podem ajudar e muito seus oponentes no pleito do mês de outubro.

Sem dinheiro para o 13° salário, mas com caixa para obras em ano eleitoral soa no mínimo contraditório a quem prometeu transparência  outrora. Com tudo isso, a única certeza é que “na condução da máquina administrativa da cidade, o piloto dormiu”.

 

Anúncios

3 ideias sobre “Prefeitura de Itaguaí alega não ter dinheiro para pagar 13° de servidores às vésperas do final do prazo conforme lei municipal

  1. Leandro

    Isso é fácil de resolver! É somente a prefeitura pegar um empréstimo com juros no valor dos moldes do consignado e pagar em 4 parcelas fixas! Assim o prefeito cumpre a lei de forma a não desorndenar a vida dos funcionários que todos os anos contam com esse dinheiro! Ainda existe a possibilidade de um consignado especial aos servidores que estivessem precisando do valor total agora! Nesse caso o servidor pegaria no banco e a prefeitura se comprometeria em pagar as parcelas fixas com juros ao banco; no caso dos servidores que não quisessem pegar o valor total (50% do décimo) agora, os mesmos receberiam a parcela fixa adicionada dos juros no mesmo molde dos valores praticados no consignado! A prefeitura querendo não deve ser difícil conseguir isso! Força de vontade pra não se atrapalhar. Isso é que não pode faltar! Boa sorte a todos nós!

    Curtir

    Resposta
  2. Pingback: Um dia após reunião com sindicatos, prefeitura de Itaguaí “rasga acordo” e seleciona quem receberá 13° dentro do prazo por lei | Boca no Trombone – Itaguai

  3. Pingback: Irresponsabilidade e desrespeito, prefeito atrasa novamente salários de servidores em Itaguaí | Boca no Trombone – Itaguai

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s