Quer Viver Mais? O Cuidado com a Saúde Bucal Pode Te Ajudar


Coluna Boca Saúde com Dr. Rocindes Berriel

Engane-se quem pensa que a saúde bucal funciona de forma isolada do restante do corpo. Segundo o jornal inglês Daily Mail, as pessoas cuidam da saúde geral quando estão cuidando da saúde bucal. Em artigo exposto pelo mesmo jornal, ele reafirma que consultas regulares, atitudes preventivas ligadas à higiene bucal, orientação quanto a uma alimentação saudável pode aumentar a longevidade, além de possibilitar a condição de diagnóstico precoce, recuperação e até prevenção de vários tipos de doenças, como, cardíacas, etc.

Vemos através dos estudos realizados pelos especialistas as descobertas relacionadas à doenças periodontais (gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar), que afetam metade da população e a suas ligações com outras doenças, como Diabetes Mellitus e Endocardite Bacteriana. Por meio de estudos comprovados, o tratamento dessas doenças periodontais pode melhorar a saúde geral do organismo e por conseguinte, amenizar ou curar estas doenças relacionadas.

O professor Damien Walmsley, consultor da British Dental Association, diz: “a boa notícia é que a maioria dos casos de doença periodontal são tratáveis e, mais importante, podem ser evitadas.”

O cuidado com a saúde bucal ajuda ter uma vida melhor e com uma maior auto estima, além de tratar e prevenir várias doenças que não contribuem para a longevidade. Por conta disso, para viver mais é necessário dar atenção à saúde como um estado que precisa ser mantido a todo tempo, que depende de vários fatores influenciadores, sendo alguns deles as doenças relacionadas à saúde Bucal

Referências Bibliográficas:

Portal Online Terra

Slide3

Dr. Rocindes Berriel Cirurgião Dentista formado pela UERJ,  professor de Educação Física, professor auxiliar de Bioquímica na FABA,  especialista no Programa de Saúde da Família (PSF) – UGF, Curso Superior em Empreendedorismo e Inovação – UFF, especialista em planejamento, implementação e gestão em educação à distância – UFF, mestrando em Ciências – PPGEA – UFRRJ, especialista em gênero e sexualidade – IMS/UERJ

 

 

Anúncios

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s