SAÚDE DAS MULHERES E PREVENÇÃO DE CÂNCER – EXISTE MAMOGRAFIA NA SUA CIDADE?


Coluna Boca Saúde com Dr Rocindes Berriel

As mulheres brasileiras em todas as faixas etárias tem a oferta do exame garantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo que a faixa etária definida como prioritária para a realização do exame é a dos 50 aos 69 anos, segundo a Organização Mundial de saúde (OMS). Essa faixa etária foi decidida como prioritário porque a partir dos 50 anos o tecido mamário é substituído por gordura e por isso a visualização de um possível tumor se torna mais claro. Para a faixa etária citada é indicada a mamografia bilateral de rastreamento, mesmo sem a apresentação de sintomas ou histórico de câncer na família. 

Quando há presença de sintomas ou casos na família o exame pode ser realizado em qualquer faixa etária.
A mamografia é uma radiografia da mama que permite o diagnóstico precoce do câncer, por  ter a capacidade de mostrar lesões bem pequenas de milímetros, em sua fase inicial. É realizado pelo mamógrafo, que é um aparelho de raio-x apropriado. Nele a mama é comprimida de forma a fornecer as melhores imagens resultando numa melhor capacidade de diagnóstico. Essa compressão da mama gera um desconforto, mas o mesmo é discreto e suportável.
A mamografia unilateral tem por objetivo o diagnóstico, avaliação do estágio do tumor e acompanhamento de paciente operado de câncer de mama.
O ministério da saúde segue o que foi preconizado pela lei 11.664/08 e está sempre empenhado em aperfeiçoar o diagnóstico e rastreamento do câncer de mama.
Em pesquisas que comparam a mortalidade entre mulheres que fazem a mamografia e que não fazem o exame, os resultados mostraram-se favoráveis àquelas que fazem uso da mamografia como método de detecção precoce capaz de reduzir a mortalidade por câncer de mama. As conclusões de estudos de meta-análise demonstram que os benefícios do uso da mamografia se referem, principalmente, a cerca de 30% de diminuição da mortalidade em mulheres acima dos 50 anos, depois de sete a nove anos de implementação de ações organizadas de rastreamento.
Para a melhor saúde das mulheres no município, este tipo de exame é imprescindível, pois faz o controle por meio de diagnóstico precoce em faixa etária que há maiores fatores de riscos para doença.

Dr. Rocindes Berriel Cirurgião Dentista formado pela UERJ, professor de Educação Física, professor auxiliar de Bioquímica na FABA, especialista no Programa de Saúde da Família (PSF) – UGF, Curso Superior em Empreendedorismo e Inovação – UFF, especialista em planejamento, implementação e gestão em educação à distância – UFF, mestrando em Ciências – PPGEA – UFRRJ, especialista em gênero e sexualidade – IMS/UERJ
                                                                          Co-autora: Enfermeira Julliane Sobral.                                                                                       A coluna Boca Saúde sai todas às terças

Anúncios

Uma ideia sobre “SAÚDE DAS MULHERES E PREVENÇÃO DE CÂNCER – EXISTE MAMOGRAFIA NA SUA CIDADE?

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s