​SAÚDE MUNICIPAL: IMPORTÂNCIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA PARA A POPULAÇÃO


​Coluna Boca Saúde com Dr Rocindes Berriel

A Saúde da Família é uma estratégia que reformula o modelo assistencial da população no atendimento básico com implantação de equipes com profissionais diferentes nas unidades básicas, onde ocorre o acesso do paciente à saúde pública.  
As equipes com profissionais da saúde são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, como exemplo, temos os bairros. Elas atuam com:
▪ações de promoção da saúde;

▪prevenção;

▪recuperação;

▪reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes;

▪e na manutenção da saúde da comunidade. 
Existe a responsabilidade do acompanhamento das famílias pelas equipes de saúde da família.
É um projeto dinamizador do SUS, condicionada pela evolução histórica e organização do sistema de saúde no Brasil. A velocidade de expansão da Saúde da Família comprova a adesão de gestores estaduais e municipais aos seus princípios. Iniciado em 1994, apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos. A consolidação dessa estratégia precisa, entretanto, ser sustentada por um processo que permita a real substituição da rede básica de serviços tradicionais no âmbito dos municípios e pela capacidade de produção de resultados positivos nos indicadores de saúde e de qualidade de vida da população assistida.
Os sistemas municipais de saúde são importantes para a sua estruturação e tem provocado um reordenamento no modelo de atenção no SUS. Há diversos resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas às equipes saúde da família.
Responsabilidades do Município:
– Definir e implantar o modelo de atenção básica em seu território;
– Contratualizar o trabalho em atenção básica;
– Manter a rede de unidades básicas de saúde em funcionamento (gestão e gerência);
– Co-financiar as ações de atenção básica;
– Alimentar os sistemas de informação;
– Avaliar o desempenho das equipes de atenção básica sob sua supervisão.
Equipes
A atuação das equipes ocorre principalmente nas unidades básicas de saúde, nas residências e na mobilização da comunidade. Esta atuação é porta de entrada de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde; a partir do território que você reside, com uma população delimitada; pode intervir sobre os fatores de risco da comunidade; é responsável por prestar assistência integral, permanente e de qualidade; e por realizar atividades de educação e promoção da saúde.
Um sistema de saúde municipal organizado, otimizando ações em promoção, manutenção de saúde e prevenção de doenças apresenta resultados positivos para a população, sendo também responsável pela transferência do paciente para ações complexas, possibilitando um atendimento integral.
Co-autora: Enfermeira Julliane Sobral.

Dr. Rocindes Berriel Cirurgião Dentista formado pela UERJ, professor de Educação Física, professor auxiliar de Bioquímica na FABA, especialista no Programa de Saúde da Família (PSF) – UGF, Curso Superior em Empreendedorismo e Inovação – UFF, especialista em planejamento, implementação e gestão em educação à distância – UFF, mestrando em Ciências – PPGEA – UFRRJ, especialista em gênero e sexualidade – IMS/UERJ

Dr. Rocindes Berriel Cirurgião Dentista formado pela UERJ, professor de Educação Física, professor auxiliar de Bioquímica na FABA, especialista no Programa de Saúde da Família (PSF) – UGF, Curso Superior em Empreendedorismo e Inovação – UFF, especialista em planejamento, implementação e gestão em educação à distância – UFF, mestrando em Ciências – PPGEA – UFRRJ, especialista em gênero e sexualidade – IMS/UERJ

A coluna Boca Saúde sai todas às terças- feiras

Anúncios

Uma ideia sobre “​SAÚDE MUNICIPAL: IMPORTÂNCIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA PARA A POPULAÇÃO

  1. Renato Dutra Ignácio

    Gostei muito do conteúdo acho válido a informação pois precisamos de meios assim para sermos sempre esclarecidos, obrigado ao criador do blog.

    Curtir

    Resposta

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s