Hipermercado Extra de Santa Cruz, problemas e desrespeito com os clientes


Vidros de freezers quebrados e mal atendimento são alguns dos problemas

Não é de hoje que o Hipermercado Extra de Santa Cruz, mostra sua total incapacidade de obedecer as regras dos direitos do consumidores.

Fizemos uma visita ao local na última semana e nos deparamos com problemas já detectados anteriormente. No entanto o que mais nos espantou foi ver que coisas simples de serem resolvidas permanecem sem soluções.

Ao andar pelo mercado, vimos alguns freezers com vidros quebrados como nas imagens abaixo. Os produtos ali armazenados, ficam mais vulneráveis a estragarem pós compra, o consumidor ser surpreendido ao chegar em casa ou ainda ver o produto se estragar antes do término do prazo de validade. Além claro, da total falta de higiene.

Slide3

         Sem vidro no meio do freezer, riscos de contaminação e chances maiores do produto estar estragado

Slide4

                                                                               Frangos expostos

 

O mesmo problema foi detectado na geladeira onde se armazena alguns iogurtes.

Slide5

                           Iogurtes e margarinas expostas ao calor pela ausência de um dos vidros

Mas, o local não se limita a problemas como já citados. O despreparo e a falta de respeito dos fiscais dos caixas com os clientes, é algo gritante. Tivemos a oportunidade de encarar uma grande fila em um dos caixas. Após finalmente chegar a vez de sermos atendidos, simplesmente uma fiscal assumiu o caixa da operadora que ali estava e começou a fazer a “sangria” do caixa. Sangria é quando se faz a contagem do total de dinheiro arrecadado. Ficamos aguardando 10 minutos e nenhum aviso foi nos dado. Até que resolvemos perguntar o motivo da paralisação do atendimento. A fiscal, se limitou de cabeça baixa a dizer que o processo ainda demoraria um bom tempo. Nos parece que ali, tais fiscais não sabem que antes de paralisar um caixa, deve-se ter um aviso prévio ao consumidor. Vemos em outros mercados, inclusive nos menores, recados no carrinho do último cliente da fila com o dizer “caixa fechado”, como forma de sinalizar que o cliente a seguir deve procurar outro caixa.

Como tal processo iria demorar, perguntamos a funcionária se poderíamos ir a outro caixa para sermos atendidos. A resposta foi sim, no entanto ela nos disse que teríamos então que enfrentar toda a fila novamente. Assim o fizemos e quando chegou nossa vez, novamente o caixa foi fechado para ser feito sangria. Com toda a educação que temos, diferente de tais fiscais, perguntamos se demoraria. A resposta foi novamente sim. Daí solicitamos falar com o gerente. Ao invés do gerente vir até nós, tivemos que sair da fila para falar com o mesmo num balcão de atendimento. Após irmos ao local, uma funcionária de tal balcão, nos informou que o gerente do caixa central estava ausente, nos dizendo que deveríamos procurar uma fiscal em especifico. Ou seja, o nosso problema foi o tempo todo com dois fiscais e a eles é que nós tínhamos que procurar. Relatamos então a uma fiscal os problemas e ela se limitou a responder abaixando a cabeça de forma a concordar conosco e nada além disso.

Moral da história, não levamos os produtos adquiridos e nenhum responsável nos atendeu.

É dever do fornecedor nas relações de consumo manter o consumidor informado permanentemente e de forma adequada sobre todos os aspectos da relação contratual. O direito à informação visa assegurar ao consumidor uma escolha consciente, permitindo que suas expectativas em relação ao produto ou serviço sejam de fato atingidas, manifestando o que vem sendo denominado de consentimento informado ou vontade qualificada.

Artigos relacionados: art. 6º, inciso III; art. 8º; art. 9º e art. 31, do CDC.

Tentamos entrar em contato com as lojas Extra, mas não obtivemos resposta até o fechamento da matéria.

 

Tem alguma denúncia como esta ou outras?

Vigilância Sanitária

http://www.saude.rj.gov.br/vigilancia-em-saude/99-vigilancia-sanitaria/18285-denuncias.html

Procon -RJ

http://www.procononline.rj.gov.br/

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990.

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm

http://www.soleis.com.br/ebooks/1-todos0.htm

Exerça o seu direito

 

 

Anúncios

Uma ideia sobre “Hipermercado Extra de Santa Cruz, problemas e desrespeito com os clientes

  1. Samira

    Seria bom fazer a mesma reportagem e alerta com o supermercado Guanabara onde baratas saem de dentro das caixas de cerveja ( comigo foi da caixa da cerveja Serra malte) e o pior é os funcionários acharem normal isso acontecer.

    Curtir

    Resposta

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s