TDAH – PODE ATRAPALHAR O DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO


Coluna Boca Saúde com Dr Rocindes Berriel

O TDAH existe? Sim, ele é reconhecido oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por inúmeros países. Alguns desses países, como Estados Unidos, os portadores de TDAH são protegidos pela lei quanto a receberem tratamento diferenciado na escola.
E o que é o TDAH? O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade caracteriza-se por um conjunto de sintomas como, distração, agitação/ hiperatividade, impulsividade, esquecimento, desorganização, adiamento crônico, entre outros. As crianças são vistas como “avoadas”, “vivendo no mundo da lua”, “ligadas no 220” (agitadas).
Todas as pessoas, tanto crianças quanto adultos, apresentam estas características em pelo menos algumas situações – o que é completamente normal. Porém, quando as queixas e os problemas causados por elas são muito intensos, pode ser alguma outra coisa – dentre as alternativas, que a causa dos problemas seja o TDAH.
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida.

Os sintomas baseiam-se na ssociação de duas características: 1) Desatenção, como não dar atenção quando falam com eles, dificuldade em manter atenção em tarefas, não seguir instrução e terminar tarefas como dever de casa, perdem objetos facilmente. e 2) Hiperatividade-impulsividade: na infância em geral há a associação de dificuldades no relacionamento com os demais e a dificuldade na escola. Hábitos como, remexer e batucar as mãos e os pés ou se contorcer na cadeira, levantar da cadeira em sala de aula ou em outras situações em que tenham que se manter sentados, correr e subir nas coisas, falar demais, ter dificuldade em esperar, se intrometer ou interromper conversas e atividades.
Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.
Já em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, são bem esquecidos. E inquietos. Também são impulsivos, tem dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e quanto isto afeta os demais à sua volta. São frequentemente considerados “egoístas”. Possuem uma grande frequência de outros problemas associados, tais como ansiedade e depressão.
O TDAH pode se apresentar com sintomas de desatenção e de hiperatividade ou impulsividade. De acordo com a quantidade desses sintomas, podemos classificar o TDAH em três subtipos: 1) Apresentação combinada: Se tanto os critérios de desatenção e hiperatividadeimpulsividade são preenchidos nos últimos 6 meses. 2) Predominantemente desatento: quando os critérios de desatenção é preenchido nos últimos seis meses, mas os critérios de hiperatividade não são. 3) Predominantemente hiperativo-impulsivo: quando os critérios de hiperatividade é preenchido nos últimos seis meses, mas os critérios de desatenção não são.
Os profissionais geralmente procurados para diagnóstico são o Psiquiatra, Neuropsiquiatra, Neuropediatra e Neurilogista.
Após o diagnóstico que é inteiramente clínico,e o tratmento é multidisciplinar, se baseia na intervenção de profissionais de várias áreas como, área médica, saúde mental e pedagógica. Avaliações com psicólogos, psicomotricistas, fonoaudiólogos, entre outros conforme a demanda do caso. O tratamento é baseado em terapias e medicamentoso.

Autora Colaboradora: Enfermeira Julliane Sobral

wp-1459232939471.jpeg

-Dr. Rocindes Berriel Cirurgião Dentista formado pela UERJ, professor de Educação Física, professor auxiliar de Bioquímica na FABA, especialista no Programa de Saúde da Família (PSF) – UGF, Curso Superior em Empreendedorismo e Inovação – UFF, especialista em planejamento, implementação e gestão em educação à distância – UFF, mestrando em Ciências – PPGEA – UFRRJ, especialista em gênero e sexualidade – IMS/UERJ

A coluna Boca Saúde sai todas às terças- feiras

Anúncios

Uma ideia sobre “TDAH – PODE ATRAPALHAR O DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s