Pacientes de Itaguaí poderão fazer exames com a chegada do equipamento
Depois de anos de espera, o cidadão Itaguaiense vai poder realizar um exame de alta resolução na cidade. A compra do tomógrafo é mais um esforço da Prefeitura em oferecer saúde de qualidade aos moradores. Nesta segunda-feira, o Hospital São Francisco Xavier (HMSFX) recebeu o equipamento que será instalado na unidade.
– É a concretização de um antigo sonho, permitindo ao morador a realização de exame de imagem de alta qualidade e com precisão, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde. Hoje, 80% das nossas transferências são para exames que precisam de tomógrafo. A conquista do aparelho pelo município vai revolucionar o atendimento no hospital de forma que vamos oferecer em Itaguaí o mesmo serviço que é feito no Rio de Janeiro – destacou o prefeito.
A saúde de Itaguaí deu um importante passo na realização de exames gratuitos de alta resolução na rede pública com o pedido do prefeito Weslei Pereira de compra do primeiro tomógrafo do município. O aparelho, que funcionará no Hospital São Francisco Xavier (HMSFX), possui 16 canais, permitindo a realização de exames ambulatoriais e emergenciais de alta precisão.
O equipamento vai auxiliar os médicos no diagnóstico de problemas, como câncer de pulmão, apendicite, cálculo de vesícula, pedra nos rins e rompimento de baço, por exemplo. Com o tomógrafo em operação, o morador de Itaguaí não vai precisar esperar na fila do sistema estadual para a realização de exames. A expectativa é atender 200 pacientes por mês.
Para o secretário de Saúde, Paulo Cavallari, o município terá um ganho de grande dimensão tanto para os médicos quanto para os pacientes.
– O tomógrafo é uma forma de revolucionar o atendimento em Itaguaí, já que ele vai permitir que o médico possa dar rapidez ao diagnóstico, aumentando as chances de cura das doenças de forma significativa – disse Cavallari.
Para colocar o tomógrafo em funcionamento, o hospital fará uma obra de adequação. As intervenções ainda não foram realizadas por conta da complexidade exigida pela instalação do equipamento, que será instalado na empresa Toshiba S.A. Foi necessária a contratação de um físico nuclear com objetivo de prevenir possíveis problemas de radiação. O processo de licitação da obra está em andamento e assim que ele for concluído, o local vai ganhar uma placa de chumbo (barita) que evita a passagem de radiação. Também será implantada uma nova estrutura elétrica na sala, onde haverá a instalação de um aparelho de ar-condicionado específico para manter a temperatura e a umidade do ambiente.
Foto: Italo Dornelles e Alexandra Pavan
Fonte: Prefeitura de Itaguaí
Pingback: Gastos com Expo contradizem situação pública em Itaguaí | Boca no Trombone – Itaguai
Pingback: Demissões em massa agravam saúde em Itaguaí | Boca no Trombone – Itaguai
Pingback: Tomógrafo parado em hospital de Itaguaí | Boca no Trombone – Itaguai