Vereador afirma que empresa de coleta de lixo em Itaguaí não tem licença para operar na cidade


Ofício enviado à câmara, provoca debate acalorado

 

Mais uma vez a sessão legislativa desta terça-feira, 15 de setembro, teve discurso acalorado por parte do vereador Jailson Barboza (PRP).  Tudo começou durante a leitura do ofício 523 de 2015, enviado à Câmara Municipal pelo secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Hamilton Medeiros, em resposta a solicitação da Casa sobre a lavagem de caminhões de coleta de lixo no bairro Califórnia. A polêmica foi motivo de debate na sessão da semana passada pelo vereador.

No documento, o governo esclarece “que a empresa Sellix foi notificada para não realizar ou fazer manutenção dos caminhões em local não licenciado”. Ainda no oficio informa também que “o processo licitatório para varredura de rua e coleta de lixo não é de responsabilidade da Secretaria de Meio ambiente e Agricultura”.

Jailson se mostrou muito incomodado, principalmente com o argumento de que não compete a secretaria quanto a lavagem dos caminhões em local inadequado. O vereador fez duras críticas ao titular da pasta, Hamilton Medeiros.

— Se ele não sabe o que está falando, que saia de lá. Dê a vaga para um técnico que conheça aquilo lá. Ele está mentindo. Esse secretário é um mentiroso. Eu não admito esse tipo de coisa. É problema de saúde pública, esse chorume que sai das caçambas de lixo vai para os rios. Ele está negando a responsabilidade dele — esbravejou Jailson que já foi secretário da pasta no mandato do ex prefeito Carlos Bussato (O Charlinho).

Presidente da câmara, o vereador Nisan Cesar, tentou minimizar os ânimos. Disse não enxergar problema na resposta do secretário.

— Na verdade, ele responde que a varredura de coleta de lixo não é na atual estrutura administrativa responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente — ponderou Nisan.

Jailson, inconformado, alertou que o secretário tem que verificar que a empresa ainda não adquiriu a licença de operação.

— Falei isso para o secretário de Governo Felipe Aranha no início da contratação dessa empresa. Isso é uma coisa muito séria. Esse pessoal tem que entrar no eixo. Não fico falando em esquina, falo aqui onde o povo me delegou— enfatizou dizendo na sequência — não estou pedindo emprego para a minha mulher, porque ela está bem empregada no Inea, em Agra dos Reis. Estou alertando, vão acontecer piores coisas — alertou Jailson.

Mais adiante, Jailson também foi enfático nas declarações.

 — Essa empresa não tem licença de operação. Isso vai dar improbidade administrativa para o prefeito Weslei Pereira — emendou.

Carros no Parque
Durante a sessão, o vereador Abeilard Goulart (SDD), fez um requerimento verbal para que o governo encontre uma alternativa para a retirada dos carros das auto escolas do Parque Municipal. Ele argumentou que o espaço foi criado para lazer e atividade física, mas que atualmente veículos transitam no local em alta velocidade.

Indicações e projetos aprovados

Indicação nº 83 – Solicitando interceder junto a CEDAE para colocação de água no Bairro Teixeira. Autoria: Genildo Gandra

Indicação nº 84 – Solicitando urgente asfaltamento da Rua Junquilho localizada no Bairro Parque Primavera. Autoria: Luís Fernando – Parrola

Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação: Projeto de Lei de autoria do Ver. Willian Cezar. Autoriza o Poder Executivo do Município de Itaguaí de criar o Projeto “Guarda Mirim Municipal” nas condições específica.

Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação: Projeto de Resolução de autoria de 1/3 dos Vereadores. Dispõe sobre o desmembramento da Comissão de Segurança Pública e Atenção à Criança, ao Adolescente e ao Jovem, a criação da Comissão de Atenção à Criança, ao Adolescente e ao Jovem e o estabelecimento das respectivas competências no Regimento Interno da Câmara Municipal de Itaguaí.

Discussão Final

Decreto Legislativo nº 08/2015. Altera o artigo 1º do Decreto Legislativo 006/2012, de 02 de outubro de 2012, que dispõe sobre a fixação do subsídio dos Vereadores da Câmara Municipal de Itaguaí, para vigorar na Legislatura 2013 a 2016.

Matérias com dispensa de interstício

Mensagem GP nº 39/2015: Projeto de Lei que “Autoriza o Poder Executivo a regulamentar a feira de artesanato do Município de Itaguaí”.

Mensagem GP nº 40/2015: Projeto de Lei que “Dá nova redação ao item 4 do Anexo I da Lei 3.204/2013.

Mensagem GP nº 41/2015: Projeto de Lei que “Aprova o Plano Municipal de Cultura (PMC).

Fonte: Câmara Municipal de Itaguaí e edições feitas pelo nosso blog nas linhas em negrito

Uma ideia sobre “Vereador afirma que empresa de coleta de lixo em Itaguaí não tem licença para operar na cidade

  1. Pingback: Itaguaí no meio do lixo | Boca no Trombone – Itaguai

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s