Concurso reacende tema da migração da carga horária na Educação do Município do Rio


A oferta de 110 vagas para professor de Educação Infantil na rede municipal do Rio, com salário inicial de R$3.515,87 para 40 horas semanais, reacendeu o tema da migração dos professores da Prefeitura do Rio para a mesma carga horária. Para o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), os critérios de convocação dos servidores que desejam mudar e os mecanismos de chamada dos interessados não são claros. E, por isso, a entidade sindical já solicitou audiência com o município para discutir o tema.

Segundo Gesa Linhares, integrante da coordenação do Sepe, foram feitos diversos pedidos de reunião com o prefeito Eduardo Paes e com a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny. “Até o momento sequer deram uma resposta para o sindicato. Só nos receberam na época da greve. Depois que encerrou não houve mais diálogo com o município”. A coordenadora declarou ainda que a Prefeitura do Rio mantém o desconto mensal nos profissionais que aderiam à greve do ano passado.

Os profissionais interessados em participar da seleção pública devem ficar atentos aos prazos de inscrição, que iniciam 22 de junho e terminam 8 de julho. Informações completas no site http://concurso.rio.rj.gov.br.

CONTRA A SUSPENSÃO

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou manifestação, no Supremo Tribunal Federal, para evitar a interrupção do concurso para agente da Polícia Federal. A seleção está paralisada desde setembro de 2014, após pedido do Ministério Público Federal (MPF). A entidade cobra a reserva de vagas para pessoas com deficiência.

ORDEM PÚBLICA

Segundo os advogados públicos, a solicitação do Ministério Público Federal prejudica o andamento do concurso e impede o reforço dos quadros de servidores da Polícia Federal, afetando a “preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”. Ainda não há perspectivas para a retomada do concurso público.

NOVA REUNIÃO

O Ministério do Planejamento continua recebendo as categorias nas rodadas de negociações deste ano. A mais recente reunião foi com os servidores administrativos fazendários. A reestruturação da carreira que inclui a equalização de tabela remuneratória com o Seguro Social é uma das principais reivindicações.

ASSEMBLEIAS REGIONAIS

Terminam dia 25 deste mês as rodadas de assembleias regionais, das entidades federais, para avaliar o início da greve nacional na primeira quinzena de julho. Segundo a Condsef, a categoria aguarda para os próximos dias um retorno formal do governo para as diversas propostas apresentadas nas rodadas de negociação.

INSCRIÇÕES ABERTAS

A Secretaria Estadual de Educação divulgou que estão abertas as inscrições para o mestrado profissional em rede financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação. Os mestrados são direcionados a professores da rede pública em exercício.

SEMIPRESENCIAL

O mestrado será no formato semipresencial, por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Cada mestrado profissional tem perfil de gestão com os editais na página eletrônica disponível a partir do link http://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia. É possível acumular a bolsa com o trabalho docente.

ENFERMAGEM – A Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Alerj vai a Resende discutir a carga horária dos profissionais de Enfermagem nas unidades de saúde do Sul Fluminense. A reunião está marcada para a próxima segunda-feira, às 18h, na Câmara Municipal.

Fonte: Jornal O Dia

Dê a sua opinião sobre a postagem aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s